Seu celular te deixou na mão e não carrega de forma alguma? Não se preocupe! Antes de entrar em pânico ou procurar a assistência técnica, algumas dicas podem te ajudar a resolver esse problema. Isso pode acontecer por diversos motivos, desde falhas simples até questões mais sérias, que realmente vão exigir a ajuda de um profissional no assunto.
Por isso, conhecer as principais causas pode ajudá-lo a identificar o que não vai bem com o seu aparelho. Assim, você pode evitar gastos desnecessários, como o pagamento pelo serviço de um reparo desnecessário ou até com a compra de uma nova bateria, por exemplo.
Antes de procurar a assistência técnica, tente…
Conferir os periféricos: comece testando diferentes cabos e carregadores, de preferência originais, para verificar se o problema está neles. Pode ser que o carregador seja o problema, e não o celular. Feito isso, verifique se há energia na tomada que você está usando. Para ter certeza, conecte outro dispositivo que esteja ao seu alcance.
Faça a reinicialização: se o celular tiver um pouco de carga, tente reiniciá-lo. Isso pode resolver problemas de software que impedem o carregamento.
Verifique o cabo de conexão: certifique-se de que o cabo esteja bem encaixado no celular e na tomada. Além disso, uma dica é remover as capas protetoras que possam estar interferindo no processo de carregamento.
Veja se tudo está limpo: use um pano seco e macio para limpar os conectores de energia do celular e do cabo de recarga, removendo qualquer sujeira que possa obstruir o contato.
Observe o tempo de recarga: em alguns casos, principalmente se o celular estiver descarregado há muito tempo, pode ser necessário deixá-lo carregando por algumas horas para só então perceber que o carregamento está acontecendo.
Se nada disso adiantar…
Depois de todas as tentativas, o seu celular ainda não carrega? Agora, sim, é hora de procurar uma assistência técnica. Pode ser que a bateria esteja muito desgastada, com inchaço ou perda de autonomia, exigindo uma substituição. Ou ainda outros problemas que só podem ser identificados por um profissional.
Para prevenir situações assim, use sempre carregadores e cabos originais para evitar danos ao seu celular. Evite expor o aparelho a temperaturas extremas como medida para prolongar a vida útil da bateria.