O hábito de instalar aplicativos no celular está enraizado em nosso dia a dia. Basta acessar a Play Store ou a App Store, dependendo do sistema operacional, para ter acesso a ferramentas que contribuem muito para a organização financeira, dicas de saúde, economia, entre muitas outras funções. Basta tocar em “instalar” e pronto, um mundo de possibilidades se abre.
Por outro lado, apesar de tanta comodidade, é preciso ter cuidado com os aplicativos que colocamos no aparelho, para que isso não coloque em risco a tão sonhada privacidade. Muitas ferramentas são criadas de forma maliciosa por criminosos para roubar informações, dados pessoais e até esvaziar a conta bancária.
Foto: Shutterstock
4 aplicativos para tomar cuidado e não instalar no celular
Confira a seguir uma lista de ferramentas que podem colocar a segurança do seu celular em perigo:
1. Situationist
Este aplicativo grita “risco ambulante”. Uma vez instalado no celular, permite que você interaja com pessoas desconhecidas, seja para trocar ideias, elogiar um corte de cabelo ou dar um abraço virtual. No entanto, toda essa interação tem um custo: compartilhar suas informações pessoais, como localização, nome e fotos, por exemplo. Portanto, tenha cuidado ao instalá-lo no celular. Criminosos podem se disfarçar para roubar dados.
2. Secret SMS replicator
Disponível apenas para dispositivos Android, este aplicativo oferece a função de enviar cópias das mensagens de texto que chegam no celular. Ou seja, ele funciona como um replicador de mensagens. Porém, a ferramenta também coloca em risco o celular do proprietário, no roubo de dados e informações pessoais ao hackear o telefone.
3. Randonautica
Trata-se de um aplicativo voltado para aventureiros. Seu intuito é gerar coordenadas aleatórias em uma determinada área para que a pessoa explore sem saber ao certo para onde está indo. Geralmente, utiliza-se essa ferramenta em locais turísticos, ideal para quem não quer fazer as rotas recomendadas por empresas de turismo.
Por outro lado, por questões de segurança, sua utilização pode ser arriscada ao levar o usuário para uma área perigosa, principalmente se for turista e não souber o idioma.
4. AndroDummper
Por último, este aplicativo tem a função de identificar a segurança das redes sociais ao alcance do aparelho. No entanto, apesar de se revelar uma boa ferramenta para decifrar a vulnerabilidade de redes Wi-Fi, muitas pessoas utilizam o app para acessar a internet sem possuir senha. Contudo, caso esteja conectado a uma dessas redes usando o aplicativo, as chances de seu celular ser hackeado são grandes.
Vale destacar que a utilização de aplicativos, assim como redes sociais e internet em geral, deve ser feita com responsabilidade. A exposição excessiva pode resultar no uso indevido de dados e de imagem, capaz de gerar uma grande dor de cabeça.