Sua cozinha pode ser um esconderijo de substâncias tóxicas! Panelas, recipientes de plástico, talheres e utensílios aparentemente inofensivos podem conter compostos químicos que contaminam seus alimentos e colocam em risco a sua saúde. Saiba quais são os itens que merecem ainda mais atenção.
Alguns vilões podem estar se escondendo na sua cozinha e, mesmo que você não perceba, reconhecê-los é o primeiro passo para cuidar mais da sua saúde e de todos da casa.
Substâncias tóxicas na cozinha
Para evitar riscos, mantenha seus utensílios de cozinha em bom estado e substitua itens danificados para evitar a contaminação dos alimentos. Priorize materiais seguros como vidro, aço inoxidável e ferro fundido e tenha mais cuidado com sua saúde.
Veja quais são os principais riscos abaixo:
1- Bisfenol-A (BPA): ele fica escondido em utensílios de plástico feitos de policarbonato (marcados com o número 7 dentro de um triângulo), o BPA pode causar desequilíbrios hormonais, aumentar o risco de diabetes, obesidade e infertilidade.
2- Panelas antiaderentes: liberam metais como níquel e alumínio quando aquecidas. Descarte-as quando começarem a descascar e evite cozinhar em fogo alto. Prefira alternativas mais seguras, como panelas de ferro fundido ou cerâmica.
3- Inox: quando desgastado, ele libera níquel, um vilão que pode causar alergias e até mesmo câncer. Lave seus utensílios de inox com esponjas macias para evitar danos e fique de olho em sinais de desgaste.
4- Alumínio: as panelas de alumínio liberam partículas metálicas quando riscadas ou aquecidas em altas temperaturas. Evite seu uso frequente e opte por outras opções mais seguras, como panelas de aço inoxidável ou de vidro.
5- Panelas de Teflon: o revestimento antiaderente de teflon libera compostos PFAS, que persistem no meio ambiente e no corpo humano. Substitua suas panelas de teflon quando perderem o revestimento ou ficarem amassadas.
6- Potes de plástico: com fissuras, deformações ou mudanças de cor podem liberar substâncias tóxicas nos alimentos. Substitua-os imediatamente e opte por alternativas mais seguras, como potes de vidro ou aço inoxidável.
7- Esponjas de cozinha: elas são feitas de plástico e liberam microplásticos durante seu uso. Substitua-as por esponjas vegetais biodegradáveis e lave-as após cada uso. Troque-as semanalmente se não forem higienizadas corretamente.