Já aconteceu de lavar a louça e sentir que a esponja está mais suja do que os pratos? Pois saiba que isso acontece principalmente quando passa da hora de trocar a sua esponja. Um estudo da Universidade de Messina, na Itália, revelou o prazo ideal de substituição. Saiba qual é.
Segundo o estudo, a esponja de lavar louça é um dos itens mais contaminados da cozinha, acumulando até 400 milhões de bactérias por centímetro quadrado. Mas calma, não é preciso entrar em pânico e jogar fora todas as suas esponjas! Com alguns cuidados simples, você pode transformar essa aliada da limpeza em uma inimiga dos germes.
O primeiro truque é trocar a esponja com frequência. Segundo os especialistas, o recomendado é fazer a troca a cada semana, mesmo que ela não pareça desgastada. Afinal, a aparência engana: os microrganismos se escondem nos poros da esponja, mesmo que ela esteja aparentemente limpa.
Dica de limpeza da esponja
Na sua rotina, você pode criar o hábito de desinfetar diariamente a esponja como forma de evitar a presença de germes. Se não for possível trocar a esponja com frequência, a higienização diária é ainda mais importante. Para isso, prepare uma solução simples.
Ingredientes
- 500ml de água gelada
- 1 colher de sopa de água sanitária
Modo de preparo
- Misture os ingredientes em um recipiente.
- Deixe a esponja de molho na solução por 10 minutos.
- Enxágue bem a esponja com água corrente.
Dicas extras
- Evite usar a mesma esponja para lavar louças e outros utensílios, como esponjas de limpeza geral.
- Deixe a esponja secar em local ventilado após a higienização.
- Opte por esponjas de cores claras, pois facilitam a identificação de sujeira.
- Utilize escovas de lavar louças para tarefas mais pesadas, como panelas e frigideiras gordurosas.
Com esses cuidados, você garante uma cozinha mais higiênica e protege sua saúde e a da sua família. Coloque essas dicas em prática e deixe a sua cozinha livre de germes.