7 erros ortográficos que quase todo mundo comete (em provas e no dia a dia)

Se você quer arrasar na escrita, veja quais são os 7 erros mais comuns que você deve evitar ao máximo, seja em provas de concurso, Enem, e-mails de trabalho e até nas conversas informais.



A ortografia é a chave para uma redação de sucesso no Enem. Dominar as regras e escrever corretamente as palavras significa garantir até 200 pontos na sua nota final, já que a correção ortográfica representa 20% da pontuação total. Mas não se preocupe, a prática leva à perfeição! Aqui estão algumas dicas infalíveis para você se tornar um craque na ortografia.

Para começar, leia e escreva com frequência. Quanto mais você se envolver com a leitura e a escrita, mais familiarizado ficará com as regras ortográficas. Além disso, preste atenção aos erros mais comuns. Conhecer quais são eles é meio caminho andado para evitá-los.

7 erros comuns de ortografia

Dá uma olhada nos sete vilões da ortografia que aparecem com frequência nas provas de redação:

Há x A: “Há” indica tempo passado (ex: “Há 2 anos”), enquanto “a” é crase, preposição ou artigo (ex: “Vou à praia amanhã”).

Mal x Mau: “Mal” é advérbio (ex: “Ele está mal”), enquanto “mau” é adjetivo (ex: “Ele é um mau aluno”).

Agente x A gente: “Agente” é quem executa uma ação (ex: “O agente prendeu o ladrão”), e “a gente” significa “nós” (ex: “A gente vai ao cinema”).

Menos x Menas: “Menas” não existe! O correto é “menos” (ex: “Tenho menos de 20 anos”).

Sobre x Sob: “Sobre” significa em cima (ex: “O livro está sobre a mesa”), enquanto “sob” significa embaixo (ex: “A toalha está sob o sol”).

Meia x Meio: “Meia” pode ser uma peça de roupa ou metade (ex: “Meia hora”), e “meio” é advérbio de intensidade (ex: “Ele está meio triste”).

Nada a ver x Nada haver: O correto é “nada a ver”, indicando falta de relação (ex: “Isso não tem nada a ver com aquilo”).

Viu quantos erros comuns? Na dúvida, consulte dicionários e ferramentas online para aprimorar seus conhecimentos. Sempre revise seus textos com atenção antes de enviar sua redação, sendo uma forma de buscar erros ortográficos e outros problemas gramaticais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário