scorecardresearch ghost pixel



O truque profissional para remover fiapos e sujeira do ventilador num piscar de olhos

Aprenda como remover a sujeira do seu ventilador de maneira simples e mantenha o aparelho em ótimo estado.



A presença de sujeira no ventilador, assim como em outros eletrodomésticos, pode afetar sua eficiência. Sendo assim, a limpeza regular é indispensável para manter o bom funcionamento do aparelho.

Se você notar que o ventilador está perdendo potência, mesmo na velocidade máxima, siga os passos a seguir. As informações são do site ensedeciencia.com.

Aprenda uma solução ideal para tirar as sujeiras do seu ventilador

Primeiramente, reúna os materiais necessários: uma escova de roupas, uma esponja de louça, um pano limpo, água, sabão e um recipiente fundo. Com os produtos agrupados, siga o passo a passo.

  1. Desligue o ventilador da tomada.
  2. Remova a tampa do ventilador.
  3. Use o pano limpo para remover o excesso de sujeira das lâminas.
  4. Leve a tampa do ventilador para fora e coloque água e sabão no recipiente.
  5. Mergulhe a escova na solução e esfregue levemente a tampa do ventilador.
  6. Após esfregar e enxaguar bem, deixe a tampa secar ao ar livre, evitando a exposição direta ao sol.

Agora, vá até onde está o produto e comece a limpar as pás com a solução no recipiente fundo, usando a esponja. Certifique-se de limpar com cuidado para não molhar o aparelho excessivamente e não danificar as pás, o que pode afetar a eficiência do ventilador.

Depois, enxágue o pano usado para retirar o pó e torça-o bem para remover o excesso de sabão das lâminas. Limpe a parte inferior do ventilador com a escova.

Segundo o site, o ideal é repetir o último passo até que as lâminas estejam completamente livres de sabão. Com isso em mente, deixe as peças secarem ao ar livre por meio dia.Uma vez que o tempo tenha passado, coloque a tampa no ventilador e o eletrodoméstico já estará usável, em teoria.

Ventilador ou ar-condicionado?

Se o seu ventilador está enfrentando muitos problemas e você está considerando a compra de um ar-condicionado, é importante avaliar alguns fatores.

Custo inicial e de manutenção

Os ventiladores geralmente têm um custo inicial mais baixo e são mais econômicos em termos de consumo de energia. Além disso, a manutenção de um ventilador é simples e barata. Em contraste, os ar-condicionados são mais caros para comprar e instalar, além de exigirem manutenção regular e especializada, o que pode aumentar os custos ao longo do tempo.

Consumo de energia

Os ventiladores consomem significativamente menos energia do que os ar-condicionados. Isso os torna uma escolha mais econômica para quem deseja reduzir a conta de luz. Por outro lado, os ar-condicionados oferecem maior controle sobre a temperatura ambiente, mas a um custo energético mais alto.

Eficácia no resfriamento

Caso a sua prioridade seja resfriar rapidamente um ambiente durante os dias mais quentes, o ar-condicionado é mais aconselhável. Isso porque ele consegue diminuir a temperatura de um espaço fechado de forma eficiente e constante.

Já o ventilador não resfria o ar, mas melhora a circulação, proporcionando uma sensação de frescor. Em climas moderados, um ventilador pode ser suficiente, mas em regiões muito quentes, o ar-condicionado pode ser indispensável.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário