Não jogue fora as cascas de ovo: elas podem salvar suas plantas!

Se você desperdiça as cascas de ovo da cozinha, saiba que elas podem se transformar em um adubo poderoso para o jardim.



Quando preparamos algum alimento com ovos, ou apenas eles puros, acabamos aproveitando apenas a clara e a gema e descartando as cascas. O motivo está no risco de contaminação por bactérias ou outros microorganismos.

Este invólucro possui um grande poder que não pode ser desperdiçado, seja na fabricação de artesanatos e produtos de limpeza. Todavia, é na jardinagem que a casca de ovo se torna um recurso valioso, principalmente quando a transformamos em adubo.

Esse material é rico em nutrientes e pode ser acrescentado ao solo para beneficiar as plantas de diferentes formas. Se você quer ter um poderoso fertilizante para suas plantas, veja como utilizar as cascas de ovo no jardim.

Casca de ovo nas plantas: aprender este segredo fará milagres

Quem prepara ovos todos os dias acaba jogando um tesouro no lixo. Estamos falando da casca de ovo, que funciona como uma excelente fonte de proteínas, minerais e outros nutrientes para as espécies do jardim. Dentre eles, podemos citar o potássio, magnésio, fósforo e cálcio.

Este último pode ser considerado especialmente importante, pois contribui para fortalecer as paredes celulares da planta, evitando o aparecimento de doenças, como a podridão apical em tomates e pimentões, por exemplo.

Outro ponto importante sobre a casca de ovo nas plantas é que ela atua como um fertilizante e decompositor natural. Quando começa a se decompor lentamente, libera nutrientes de maneira gradual. A consequência disso é a alimentação contínua para as plantas.

Foto: Reprodução

Além disso, a casca de ovo nas plantas ajuda a melhorar a qualidade do solo, aumentando sua capacidade de reter água e promovendo a atividade microbiana necessária.

Por último, a casca de ovo também contribui para o equilíbrio do pH do solo, pois os restos são alcalinos e ajudam a neutralizar solos ácidos.

Como usar as cascas de ovo como adubo caseiro?

Para ter em casa um adubo natural caseiro com cascas de ovos, o primeiro passo é começar lavando bem as cascas para remover qualquer resíduo de clara ou gema.

Em seguida, deixe-as secar por completo, de preferência ao sol. O intuito é garantir que não haja mais umidade para promover a proliferação de micro-organismos indesejados.

Após secá-las, triture as cascas até que se transformem em um pó fino, o qual pode ser misturado diretamente ao solo ou adicionado a qualquer outro composto orgânico como adubo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário