Seu plano de saúde vai ficar mais caro? Reajuste anunciado pela ANS explicado

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) autorizou um reajuste máximo de 6,91% no preço dos planos de saúde individuais e familiares, válido de maio de 2024 até abril de 2025.



A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definiu um reajuste máximo de 6,91% para os planos de saúde individuais e familiares, válido de maio de 2024 a abril de 2025. Essa medida impacta cerca de 8 milhões de beneficiários em todo o país. Veja se o seu plano vai ter reajuste.

Com as mudanças, o aumento de até 6,91% se aplica aos planos contratados após janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98. Os planos empresariais e por adesão não estão sujeitos a este reajuste.

A data de aumento varia. Isso porque o reajuste será aplicado no mês de aniversário do contrato de cada cliente dos planos de saúde. Assim, para contratos que aniversariam em maio e junho, a cobrança retroativa pode começar em julho ou agosto.

Como o reajuste é calculado?

O reajuste leva em consideração a variação das despesas médicas e um índice de inflação, ambos verificados pela Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda. Essa metodologia garante transparência e previsibilidade para os consumidores. Veja como tem sido o histórico de reajustes:

  • 2021: redução de -8,19% por conta da pandemia da Covid-19
  • 2022: o reajuste foi de até 15,5%, o maior desde 2000
  • 2023: reajuste de até 9,63%.

Essa última atualização busca manter o equilíbrio econômico-financeiro das operadoras de planos de saúde, garantindo a continuidade da assistência médica para milhões de pacientes em todo o Brasil.

O que rende muitas críticas é que, apesar do reajuste, muitos clientes dos planos reclamam da qualidade do serviço, assim como da falta de profissionais de algumas especialidades.

Em caso de dúvidas ou reclamações, entre em contato com a operadora do seu plano de saúde ou com a ANS pelos canais oficiais, sendo eles:

  • Disque ANS: 0800 701 9656
  • Fale Conosco: www.gov.br/ans
  • Central de Atendimento a Deficientes Auditivos: 0800 021 2105

A ANS é o canal oficial para esclarecer dúvidas e garantir que os direitos dos consumidores de planos de saúde sejam respeitados.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário