Se a palavra “tendência” fosse traduzida em planta, ela seria um antúrio, espécie única e de beleza inigualável. Toda essa fama pode ser atribuída ao vermelho vibrante de suas flores em formato de coração. A textura também chama a atenção: parece que são feitas de plástico devido ao seu aspecto brilhoso.
Mas se você nunca ouviu falar do antúrio, saiba que ele é uma planta ornamental utilizada para decorar casas e estabelecimentos comerciais. Quem opta pela espécie deseja dar mais vida ao espaço, graças à beleza dessa flor bastante adorada.
Mas nem tudo na vida são flores (e não é um trocadilho). Se não tomar os devidos cuidados, o antúrio pode não florir como esperado e acabar desbotado ou secando no jardim. Este é, inclusive, um dos piores erros que pais de planta de primeira viagem cometem com o antúrio.
Qual o lugar certo para cultivar o antúrio?
Se está pensando em ter um antúrio em casa, mas não sabe como cultivá-lo para que ele exploda em flores, o passo a passo é bem simples. O primeiro segredo do antúrio tem a ver com seu local natural de crescimento.
A espécie é conhecida por ser uma planta de sombra ou semi-sombra, dessa forma, não coloque o antúrio em um local onde incidam raios de sol direta ou indiretamente por muitas horas do dia. O sol da tarde, por exemplo, pode danificar a planta ao ponto de murchá-la ou até queimá-la.
O local ideal para colocar o antúrio é em um ambiente interno e bem ventilado, com boa iluminação. Fuja de lugares onde a luz solar intensa incida diretamente nas folhas ou flores. O mais recomendado é posicioná-lo próximo a uma janela, porém atentando-se à iluminação e ventilação. Ninguém quer um antúrio mofado, não é mesmo? Seguindo estes passos, o antúrio explodirá em flores vermelhas lindas.
Foto: Reprodução
O significado do antúrio: por que você deveria ter um em casa?
Apenas a beleza do antúrio já é motivo suficiente para criar o desejo de ter a espécie no vaso de casa. Porém, a estética não é o único ponto forte desta planta cheia de mistérios.
O antúrio é conhecido por ser uma planta mística, capaz de elevar a vibração do ambiente, despertando o sentimento de empatia e compaixão nos moradores ou visitantes, em caso de estabelecimentos comerciais.
Ademais, a planta possui o poder de ajudar no desapego emocional, seja de pessoas ou lugares, removendo todas as energias negativas do ambiente. O antúrio ainda é conhecido por trazer boas energias a relacionamentos familiares, amorosos, atrair prosperidade e estimular a criatividade.