scorecardresearch ghost pixel



Tomar banho todos os dias é necessário? Isso é o que diz a ciência

A frequência ideal para tomar banho varia por diversos motivos. Saiba quais são eles e como encontrar a rotina ideal para você.



A frequência ideal para tomar banho é um enigma que intriga muita gente. Será que o banho diário é realmente necessário? Ou podemos dar um espaço maior, sem comprometer a higiene e o bem-estar? A resposta, como em muitas áreas da vida, é: depende!

Diversos fatores influenciam na frequência ideal para você, como clima, tipo de pele e nível de atividade física. Isso faz com que não exista uma fórmula certa para todo mundo. Em alguns casos, o excesso ou a falta de banho tornam-se grandes problemas. Veja quais aspectos você deve considerar.

Frequência ideal de banho

Com um pouco de atenção e cuidado, você pode encontrar o equilíbrio perfeito entre higiene e saúde da pele, mantendo uma rotina de banhos revigorantes e uma pele radiante e mais saudável. Para ter a resposta ideal para a sua realidade, considere:

  • Clima quente: os banhos diários, ou até duas vezes ao dia, podem ser necessários para remover o suor e a oleosidade excessivos.
  • Clima frio: duas a três vezes por semana podem ser suficientes, especialmente para quem tem pele seca.
  • Atividade física: se você pratica esportes ou exercícios físicos intensos, pode precisar de um banho extra após a atividade.

Pode ser assustador para algumas pessoas, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere um banho a cada três dias, com atenção especial à higiene de áreas como axilas, virilha e pés. No entanto, essa é apenas uma orientação geral, e suas necessidades individuais podem variar.

Inclusive, estudos recentes alertam para os perigos do banho excessivo, como o ressecamento da pele com banhos diários, que podem remover os óleos naturais da pele, deixando-a seca, irritada e propensa a rachaduras.

Além disso, é importante considerar que a pele possui um microbioma natural, composto por bactérias benéficas que a protegem contra infecções. Lavar demais pode eliminar essas bactérias, fragilizando a pele.

Para banhos saudáveis e prazerosos, especialistas recomendam que sejam:

  • Banhos curtos: entre 5 e 10 minutos são suficientes para remover a sujeira e o suor.
  • Água morna: evite água quente, que pode ressecar a pele.
  • Sabonetes neutros: opte por sabonetes suaves e que não agridam a pele.
  • Hidratação: hidrate a pele após o banho para restaurar os óleos naturais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário