O edital do certame para provimento de vagas no Instituto Rio Branco (Concurso Diplomata 2018) será publicado em breve. A banca organizadora deve ser confirmada nos próximos dias possibilitando o lançamento das 30 vagas previstas. Iniciais de R$ 17 mil.
A carreira de diplomata exige formação de nível superior em qualquer área. A expectativa é de que, das 30 vagas previstas, 20% seja reservado para candidatos negros e com deficiência.
Como o edital, ainda, não foi lançado, a estrutura do concurso não pode ser confirmada. Porém, esta deve seguir os moldes aplicados no certame anterior. Nele, os candidatos foram avaliados em três etapas, sendo elas compostas por provas objetivas e duas discursivas.
Na primeira, responderam a 73 questões sobre Línguas Inglesa e Portuguesa, Histórias do Brasil e Mundial, Geografia, Política Internacional, Noções de Direito e Economia, além de Direito Internacional Público.
A primeira prova discursiva trouxe abordagem das Línguas Inglesa e Portuguesa. Na segunda, foi cobrado conhecimento nos demais conteúdos citados acima, além de Línguas Francesa e Espanhola.
O exame objetivo foi aplicado em todas as capitais e no Distrito Federal. As duas etapas seguintes foram aplicadas aos 300 candidatos que tiveram as melhores colocações na fase anterior, incluindo ampla concorrência, negros e candidatos com deficiência.
Mediante a aprovação em todas as provas intelectuais, os participantes passam, ainda, pelos exames pré-admissionais e perícia médica. A remuneração inicial detalhada é de R$ 17.393,40 incluindo o auxílio alimentação.
Polêmica
O Concurso Diplomata 2017 ação julgada em janeiro contou com polêmica relacionada a aprovação de candidatos cotistas. Em , o Ministério Público Federal (MPF) apontou inscritos brancos que se declararam cotistas por fatores de ancestralidade, ferindo a Lei n. 12.990/2014.
Os seis candidatos brancos aprovados como cotistas foram ouvidos em março e o certame teve resultado final retificado no mesmo mês.
Qualifique-se agora! Confira uma lista de cursos grátis com certificado válido.