Já pensou em ter um cartão de crédito com bluetooth? Essa é a mais recente inovação da Samsung para a Coreia do Sul. Ou seja, a gigante da tecnologia lançou o KB Kookmin SkyPass IoT Titanium Card, um cartão de crédito com conectividade Bluetooth LE (BLE), em parceria com a KB Kookmin Card, subsidiária do grupo KB Financial.
O cartão é compatível com a tecnologia SmartThings Find, permitindo que o usuário rastreie o cartão em caso de perda. A tecnologia BLE, também integrada ao cartão, permite que o usuário localize o dispositivo usando o aplicativo ou site SmartThings Find da Samsung.
Além disso, a funcionalidade ajuda a encontrar celulares, tablets, relógios e fones de ouvido da marca, e agora também o próprio cartão. O serviço indica o último local onde o cartão se conectou ao celular via BLE e exibe o histórico de localização dos últimos sete dias.
Por outro lado, o cartão também pode ser usado para localizar o celular, tocando um discreto botão que faz o smartphone emitir um som.
Como funciona o cartão com bluetooth da Samsung
Quando o cartão sai do raio de alcance do celular, o usuário é notificado, evitando possíveis perdas. Porém, para funcionar, o cartão precisa de bateria, que tem uma autonomia de até 30 dias com uma única carga completa. A recarga é feita por indução, utilizando um carregador sem fio, tornando o uso diário mais prático.
Atualmente, a Samsung não tem planos de lançar o cartão com Bluetooth fora da Coreia do Sul. Mesmo dentro do país, a novidade é limitada: apenas 1.000 cartões serão emitidos inicialmente. O cartão oferece uma solução para quem busca evitar perdas, considerando especialmente a compatibilidade com serviços como Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay, que já facilitam o uso de cartões digitais.
Fogo: Divulgação/Samsung
Chipolo e seu rastreador
Além da Samsung, outra empresa está investindo em soluções de rastreamento com tecnologia Bluetooth. Ou seja, a Chipolo anunciou em 2022 o lançamento do Card Spot, um rastreador em formato de cartão de crédito para carteiras, com suporte para a rede Apple Find My. Esse rastreador tem apenas 2,4 mm de espessura, sendo mais adequado para carteiras do que os AirTags da Apple, que são mais volumosos.
Desse modo, o Card Spot da Chipolo permite que o usuário utilize a rede Find My para acessar dispositivos iOS próximos e ajudar na localização de objetos perdidos. Ele também pode enviar notificações para o iPhone caso a carteira seja deixada para trás.
Com um alto-falante embutido, o cartão emite um som de 105 decibéis para facilitar a localização de itens perdidos em casa. Além disso, sua resistência à água com classificação IPX5 garante durabilidade em diversas situações.