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5 coisas que restaurantes não podem cobrar de você (mas muitos insistem)

Couvert? Perda de comanda? Entenda as cobranças ilegais em restaurantes e saiba como proteger seus direitos e seu bolso.



Quando vamos almoçar ou jantar em restaurantes, esperamos um bom atendimento e comida de qualidade. Porém, muitas vezes, nos deparamos com cobranças que podem parecer abusivas ou mesmo ilegais.

É essencial estar informado sobre o que os restaurantes não podem cobrar, garantindo assim uma experiência justa e sem surpresas desagradáveis na conta. Então, fique atento e não perca dinheiro por não conhecer os seus direitos enquanto consumidor.

5 coisas que os restaurantes não podem cobrar de você

Foto: Andrii Anna photographers/Shutterstock

1. Divisão de prato não pode ser cobrada à parte em restaurantes

Dividir um prato com alguém é uma prática comum e não deve gerar custos adicionais. Ou seja, o restaurante não pode cobrar do cliente que decide compartilhar sua refeição, pois a quantidade de comida servida continua sendo a mesma.

Essa é uma estratégia que muitos utilizam para economizar ou simplesmente para degustar mais de um prato sem exageros.

2. Perda da comanda

Muitos bares e restaurantes ainda estipulam uma taxa para quem perde a comanda, mas essa prática é ilegal. Em outras palavras, a responsabilidade de controlar o consumo é do estabelecimento e não pode ser transferida para o cliente.

Portanto, se você perder a comanda, saiba que não deve pagar nenhuma taxa adicional por isso.

3. Aviso prévio sobre o ‘couvert’ é obrigatório

Já esteve em um restaurante e do nada apareceu alguém com um violão? Ao se sentar à mesa, é dever do estabelecimento informar que haverá essa cobrança. Caso isso não aconteça, o cliente não é obrigado a pagar.

Desse modo, fique atento a essa informação ao visitar restaurantes que costumam oferecer entretenimento ao vivo ou entradas sem solicitação.

4. Cliente pode ir embora se o pedido atrasar

A espera exagerada por um pedido pode ser frustrante e, se a paciência se esgotar, o cliente tem o direito de ir embora. Logo, nesse caso, deve-se pagar apenas pelo que já foi consumido.

Esse direito é importante, especialmente em restaurantes onde o serviço demora além do razoável.

5. Taxa de serviço

Por fim, a taxa de 10% referente ao serviço dos garçons é opcional. Embora seja comum, o pagamento não é obrigatório. Então, o cliente pode decidir se quer ou não pagar pelo serviço, conforme o atendimento recebido.

Afinal, isso garante mais justiça e qualidade no atendimento, pois o pagamento da taxa se torna um incentivo para um bom serviço.




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