Nunca foi tão fácil conservar bananas por mais tempo: veja 4 dicas

Quem aprende estas dicas para escolher e manter bananas frescas nunca mais joga dinheiro no lixo.



Você sabe como conservar adequadamente suas frutas? Por mais que saibamos alguns cuidados específicos com certas variedades, sempre haverá aquelas que não. Para aqueles que desconhecem métodos de conservação voltados para a banana, chegou a hora de saber.

Essa necessidade é ainda maior quando percebemos que as bananas estão apodrecendo em uma velocidade acima do que era esperado. Portanto, ao seguir algumas dicas, que vão desde o selecionamento no mercado, você poderá manter as bananas saudáveis para consumo por mais tempo.

Como conservar bananas por mais tempo?

Foto: Shutterstock

1. Escolha de boas frutas

Ao selecionar bananas no mercado, é preciso observar o estado do caule. Um caule verde indica que a fruta está fresca e ainda vai amadurecer, enquanto um caule completamente marrom ou mole sugere que a banana já passou do ponto ideal de consumo.

Bananas com pequenos pontos marrons na casca são boas para consumo imediato, pois estão no pico de doçura e sabor.

Ademais, é importante verificar a integridade da casca.

Evite frutas com manchas escuras grandes ou rachaduras, uma vez que podem indicar áreas amassadas e possíveis pontos de apodrecimento. Prefira bananas firmes ao toque, sem áreas moles, que também são sinal de amadurecimento.

2. Armazenamento adequado das bananas

O armazenamento correto das bananas precisa ser seguido para prolongar a vida útil da fruta. Em temperatura ambiente, elas continuam a amadurecer. Para atrasar esse processo, um truque é envolver o caule das bananas em plástico filme, reduzindo a liberação de etileno, o gás responsável pelo amadurecimento. Outra dica é separar as bananas do cacho.

Quando as bananas já estiverem maduras e você quiser preservá-las por mais tempo, a geladeira é uma opção. A casca pode escurecer devido ao frio, mas a polpa permanecerá boa para consumo por mais alguns dias.

Congelar bananas é uma excelente estratégia para evitar o desperdício. Basta descascá-las, cortar em rodelas e armazenar em sacos plásticos próprios para congelamento. Elas podem ser usadas posteriormente em bolos e outras receitas.

3. Utilização de papel-alumínio

Outra recomendação é envolver o caule das bananas em papel alumínio. Essa prática, assim como o plástico filme, ajuda a reduzir a liberação de etileno, retardando o amadurecimento. Envolver o caule individualmente é ainda mais eficaz, garantindo que cada banana madure mais devagar, permitindo um consumo mais gradual.

4. Conservação com limão

Por último, uma estratégia sugerida para manter a banana fresca por mais tempo é usar limão. O ácido cítrico presente no limão ajuda a atrasar o escurecimento da polpa após o corte.

Se você precisar armazenar metade de uma banana ou pedaços dela, espalhe suco de limão sobre a parte exposta. Isso cria uma barreira protetora, mantendo a fruta mais fresca.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário