scorecardresearch ghost pixel



Café da manhã saudável: o que comer para viver mais?

Expert em longevidade explica o que comer no café da manhã para envelhecer de forma saudável.



O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia, pois fornece os nutrientes necessários para começarmos o dia com disposição. No entanto, nem todos seguem uma rotina que inclua esse momento.

De acordo com Dan Buetner, especialista em longevidade, autor de best-sellers e fundador da Blue Zone, diz que parte da receita para um envelhecimento saudável reside em consumir um café da manhã equilibrado.

Ele compartilhou com o jornal Well And Good que uma refeição matinal ideal não precisa ser, em suas palavras, ser ‘exigente ou complicada’. E isso exclui até mesmo a presença de uma bebida muito consumida no Brasil: o café.

Café da manhã saudável para viver mais, segundo expert

Buetner gosta de fazer as coisas de forma simples, optando por uma grande tigela de aveia no café da manhã. Segundo ele, além de ter um sabor que o agrada, a aveia atende aos principais requisitos de um café da manhã saudável, sendo rica em fibras solúveis, proteínas e vitaminas.

Nem todos gostam de consumir uma tigela de mingau simples, incluindo o próprio Buetner, o que pode levar algumas pessoas a pularem o café da manhã. Como solução, ele sugere enriquecer a primeira refeição com ingredientes nutritivos e saborosos.

Ele indica ainda uma receita que precisa apenas cinco itens básicos da dispensa, resultando no que ele denomina como o ‘café da manhã perfeito’.

“Pego aveia cozida lentamente, com algumas amêndoas e tâmaras, coloco um pouco de leite de soja e talvez um pouco de xarope de bordo. É o café da manhã perfeito da Blue Zone”, comenta.

Embora haja uma preferência pessoal entre opções salgadas e doces, o especialista recomenda a aveia cortada em aço ao invés da aveia rápida ou em flocos, pois proporciona benefícios adicionais.

Como envelhecer de forma saudável?

Foto: Shutterstock

Além das sugestões de Buetner, outras práticas podem ser adotadas para promover um envelhecimento mais saudável. Incorporar uma variedade de nutrientes na dieta, manter uma rotina regular de exercícios físicos e garantir uma boa qualidade de sono são dicas indispensáveis para uma vida longa e equilibrada.

Do mesmo modo, adotar hábitos saudáveis, como evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco, também contribui significativamente para o bem-estar geral.

Investir em atividades que estimulam a mente, como leitura e aprendizado contínuo, além de manter relações sociais positivas, são igualmente importantes.

*Com informações de Well And Good.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário