Quando o assunto é redes sociais, o Orkut é um dos grandes pioneiros. Fundado em 2004, curiosamente no mesmo ano do Facebook, tornou-se um fenômeno, especialmente no Brasil, até ser extinto em 2014. Sim, ele já não está mais entre nós (infelizmente).
Apesar de muitos acreditarem que todas as informações foram perdidas, isso não é verdade. Se você não apagou tudo antes de migrar do Orkut para o Facebook, a IGN destaca que é possível que suas fotos estejam salvas no Google Fotos. Essa descoberta permite que você relembre momentos nostálgicos da sua vida online.
Como recuperar fotos antigas do Orkut?
A publicação da IGN destaca que, para recuperar suas fotos antigas, é preciso lembrar do seu e-mail e senha da época e fazer login no Gmail, mesmo que o e-mail não seja do Google.
Isso acontece porque o Orkut era uma rede social filiada ao Google, logo compartilhava os mesmos drivers de memória da plataforma.
Uma vez logado no Gmail, basta prosseguir para o Google Fotos e procurar suas memórias. Pronto! Suas fotos antigas do Orkut podem estar lá, esperando para serem redescobertas.
Foto: Gil C/Shutterstock
O Orkut foi criado pelo engenheiro turco Orkut Büyükkökten, que trabalhava no Google. Inicialmente voltado para o público norte-americano, a rede social conquistou rapidamente os brasileiros, tornando-se a principal plataforma de interação social no país.
Com comunidades que variavam de temas sérios a humorísticos, o Orkut permitiu aos usuários se conectarem com amigos, compartilharem fotos e discutirem interesses em comum.
Durante sua existência, o Orkut teve um grande impacto na cultura digital brasileira. As comunidades, onde os usuários podiam discutir qualquer assunto, desde passatempos como esportes e filmes até questões mais sérias, foram uma marca registrada da plataforma.
Pioneira das redes sociais
Além de tudo isso, a plataforma introduziu muitos brasileiros ao conceito de redes sociais, moldando a maneira como interagimos online até hoje.
Para o público mais antigo, é provável que o Orkut tenha ensinado a como usar as outras redes sociais que o sucederam, como Facebook, Twitter (atual X) e Instagram.
Por último, em relação ao desativamento da rede, foi justamente a ascensão de outros serviços da Google e concorrentes que levou ao fim do Orkut, uma vez que já não era mais tão popular quanto antes.
*Com informações IGN