Você sabia? Cerca de 60% dos brasileiros têm plantas em casa, segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE). O interesse é crescente e mostra que, no país, as pessoas estão em busca de criar ambientes mais aconchegantes e bonitos.
Além disso, os benefícios trazidos pelas plantas na saúde e bem-estar dos moradores também impactam na hora da decisão de começar o cultivo em casa.
Neste sentido, algumas espécies são mais populares, a babosa e samambaia, são exemplos perfeitos de como a natureza pode transformar um espaço. Essas plantas não apenas decoram, mas também purificam o ar, melhoram a qualidade de vida e são fáceis de cuidar.
Samambaia é uma das plantas mais populares entre os brasileiros – Foto: Canva PRO
Os benefícios da Babosa
O Aloe vera, popularmente conhecido como babosa, é rico em propriedades medicinais. A planta, possui características anti-inflamatórias, antibacterianas e cicatrizantes, fazem dela uma opção popular no tratamento de queimaduras, acne e outras condições de saúde.
Além disso, a babosa atua como uma excelente purificadora do ar, ajudando a remover toxinas comuns em ambientes fechados. Estudos, como o publicado no Journal of Environmental Science and Health, mostram que ela pode eliminar até 90% do formaldeído do ar, uma substância frequentemente encontrada em móveis e materiais de construção.
Outro ponto positivo é que o cultivo da babosa é simples, o que a torna uma planta ideal para quem tem pouco tempo ou espaço. Ela se adapta bem a ambientes com pouca luz e requer pouca água, sendo resistente à seca.
Samambaia também é benéfica
Além de possuir uma beleza ornamental diferenciada, a samambaia também oferece benefícios significativos para a qualidade do ar. A planta é capaz de remover poluentes como benzeno, formaldeído e tricloroetileno, por isso, é uma escolha popular para quem deseja um ambiente mais saudável.
Um estudo publicado no Journal of Exposure Science & Environmental Epidemiology mostrou que a samambaia pode remover até 90% do benzeno do ar, um poluente comum em ambientes internos.
Além de purificar o ar, a samambaia ajuda a manter a umidade do ambiente, o que é especialmente útil em locais com ar condicionado ou em regiões mais secas. Como a babosa, a samambaia é de fácil manutenção, crescendo bem em ambientes com pouca luz e sendo resistente à sombra.
Como cultivar as plantas
Para garantir todos os benefícios, é importante cultivar as plantas corretamente. A seguir, algumas dicas para facilitar:
Babosa
- Utilize um vazo com boa drenagem
- Use mistura de terra para cactos e suculentas
- Regue somente quando o solo estiver seco
- Coloque a planta em local com luz indireta
Samambaia
- Use mistura de terra para plantas ornamentais
- Regue quando o solo estiver seco
- Posicione a planta em um local sombreado ou com luz indireta.
Com esses cuidados simples, tanto a babosa, quanto a samambaia podem transformar seu lar em um ambiente mais agradável e saudável, unindo beleza e bem-estar.