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QI de dar inveja! Qual estado brasileiro tem mais pessoas superinteligentes?

Crianças superdotadas precisam de acompanhamento para criação de políticas públicas eficazes.



Dados da Associação Mensa Brasil mostram que o estado de São Paulo se destaca como líder em pessoas com superdotação e alto Quociente de Inteligência (QI), com um total de 1.700 superdotados identificados.

A Associação Mensa Brasil, que reúne indivíduos com altas capacidades intelectuais no país, recentemente ampliou seu registro para mais de 4 mil membros ao incluir 1.283 novos nomes.

Esse aumento significativo, observado nos últimos seis meses, está relacionado a investimentos em tecnologias de inteligência artificial, que têm facilitado a identificação dessas mentes excepcionais.

Além de São Paulo, outros estados também apresentam números expressivos de superdotados. O Rio de Janeiro contabiliza 423 pessoas, seguido por Minas Gerais com 322, Paraná com 308 e Distrito Federal com 250.

O crescimento no número de identificações permitiu uma compreensão mais detalhada da distribuição dessas pessoas pelo país, conforme evidenciado pelo mapa divulgado pela Mensa Brasil.

Número de crianças superdotadas está em crescimento, mas ainda pode ser subnotificado – Foto: Canva Pro

Superdotados no Brasil

No grupo de superdotados identificados, cerca de 32% são menores de idade, totalizando 1.283 crianças e adolescentes. Desde setembro de 2006, quando a primeira criança de 9 anos foi aceita na Mensa Brasil, houve um aumento na identificação de jovens com altas capacidades intelectuais.

Atualmente, a associação inclui membros de 2 anos de idade até 75 anos, evidenciando a diversidade de idades entre os superdotados.

Um exemplo notável é Arthur Ruiz, de 7 anos, de Ourinhos, São Paulo, que se destacou por descobrir um asteroide na órbita de Marte. Esse asteroide tem potencial de passar próximo ou até mesmo colidir com a Terra em milhões de anos.

Arthur, junto com outros quatro membros da equipe Theta Mensae, analisou imagens fornecidas pela NASA e enviou um relatório à agência, demonstrando o extraordinário potencial dessas jovens mentes.

Panorama

Estima-se que entre 2% e 3% da população mundial seja composta por indivíduos superdotados. No Brasil, a superdotação ainda é subidentificada, com muitas pessoas não recebendo o suporte necessário para desenvolver suas capacidades.

Em países como os Estados Unidos e a Coreia do Sul, onde há maior reconhecimento e investimento em educação para superdotados, essas pessoas recebem mais suporte e oportunidades para se destacarem. A Associação Mensa, presente em vários países, desempenha um papel importante na identificação e apoio a indivíduos superdotados.

No Brasil, a Mensa continua a investir em tecnologias avançadas e conscientização para melhorar o processo de identificação, garantindo que mais pessoas possam ser descobertas e apoiadas em suas jornadas intelectuais.

A importância de identificar superdotados

Identificar pessoas com altas capacidades intelectuais é importante para que o desenvolvimento de políticas públicas seja eficaz. Atualmente, embora até 11% da população possa ser considerada superdotada, menos de 27 mil pessoas recebem atendimento adequado na educação escolar.

A importância de identificar superdotados vai além do reconhecimento de suas habilidades; é fundamental para garantir que essas pessoas recebam o apoio necessário para desenvolver todo o seu potencial.

A falta de identificação e suporte pode levar ao desperdício de talentos que poderiam contribuir significativamente para o progresso da sociedade.

Sinais de superdotação

Identificar uma pessoa superdotada pode ser desafiador, mas alguns sinais podem ajudar a reconhecer essas capacidades desde cedo. Entre os mais comuns estão:

  • Curiosidade insaciável
  • Capacidade de aprender rapidamente
  • Pensamento crítico avançado
  • Habilidade de resolver problemas complexos com facilidade
  • Demonstração por temas incomuns para idade
  • Memória excepcional
  • Destaque em atividades criativas ou acadêmicas

No entanto, é importante ressaltar que a superdotação nem sempre é sinônimo de alto desempenho acadêmico. Em alguns casos, crianças superdotadas podem enfrentar dificuldades na escola devido à falta de desafios adequados ou por se sentirem desconectadas dos colegas.




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