4 dicas infalíveis para acabar com as moscas-de-banheiro e não sobrar uma para contar história

Apesar de desagradáveis, insetos não são perigosos, pelo contrário, possuem papel importante.



Muito provavelmente, você já tomou banho acompanhado das famosas ‘moscas-de-banheiro‘, não é? Embora geralmente inofensivas, esses insetos podem ser bastante incômodos durante o banho ou a escovação dos dentes.

Mas como se livrar deles de uma vez por todas? A seguir, confira algumas dicas práticas e eficazes para acabar com essa infestação e deixar seu banheiro ainda mais limpo e cheiroso!

Moscas-de-banheiro são mais comuns do que se imagina – Foto: Reprodução

As moscas-de-banheiro, pertencentes à família Psychodidae, medem cerca de 2 cm e têm um ciclo de vida de menos de um mês. Esses insetos preferem ambientes úmidos, onde se alimentam de matéria orgânica acumulada em locais como ralos e canos de esgoto.

As fêmeas depositam até 200 ovos próximos à água, que eclodem em até 48 horas. As larvas se desenvolvem por cerca de 15 dias antes de se transformarem em adultos.

Como impedir a entrada das moscas

Apesar de irritantes, as moscas-de-banheiro desempenham um papel na reciclagem de material orgânico. Por isso, o objetivo não deve ser eliminá-las completamente, mas sim impedir que entrem nas residências.

  • Feche ralos e privadas:

Use ralos com sistema ‘abre e fecha’ e mantenha a tampa do vaso sanitário abaixada para impedir que as moscas saiam da tubulação e se instalem dentro de casa.

Mantenha as janelas do banheiro abertas para permitir a circulação de ar, ajudando a reduzir a umidade que atrai as moscas.

  • Mantenha o ralo sempre limpo

Uma dica importante para manter o ralo sempre higienizado é ferver água e jogá-la nele uma ou duas vezes ao dia. Além disso, é importante mantê-lo sempre fechado. Repita por uma semana até que as moscas desapareçam.

  • Água sanitária

Use água sanitária no ralo, deixe agir, depois esfregue com uma escova de limpeza usando sabão e água. O saponáceo cremoso é ótimo para áreas sujas e deixa um aroma agradável.

  • Bicarbonato

Aplique bicarbonato de sódio nos ralos à noite. Se o problema persistir, use uma escova com bicarbonato e despeje uma solução de meio copo de água misturada com meio copo de água sanitária.

Se a infestação agravar, faça isso

Se a infestação já estiver avançada, prepare uma mistura de:

  • Partes iguais de açúcar, água e vinagre, adicionando até 10 gotas de detergente.
  • Coloque a mistura próxima ao ralo da pia ou do box e deixe agir durante a noite ou por mais tempo, se necessário.

Se o problema for ainda mais sério, considere procurar ajuda profissional para garantir que ele seja resolvido de uma vez por todas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário