10 plantas perfumadas para ter em casa que vão arrancar elogios das suas visitas

Revitalize sua casa com plantas aromáticas e descubra como elas podem adicionar beleza e fragrância ao ambiente, além de benefícios culinários.



A presença de plantas em ambientes internos vai além de um simples toque estético, já que, além de embelezar, as espécies perfumadas oferecem um aroma agradável que transforma qualquer espaço em um ambiente acolhedor.

De aromas sutis a fragrâncias intensas, algumas plantas aromáticas também aprimoram os preparos culinários, trazendo novos sabores aos pratos.

Com cuidados específicos, essas espécies se transformam em aliadas da beleza e do bem-estar do lar.

Se você busca maneiras de tornar a casa mais charmosa, convidativa e perfumada, as espécies perfumadas são a solução ideal.

Espécies ideais para perfumar sua casa

Confira uma seleção de 10 plantas que prometem encantar pelo perfume e visual.

Lavanda é uma das plantas perfumadas que surpreendem qualquer visita. (foto: romeovip_md/Shutterstock)

  1. Lavanda (Lavandula)
  2. Eucalipto (Eucalyptus globulus)
  3. Flor do Imperador (Osmanthus fragrans)
  4. Hortelã (Mentha spicata)
  5. Alecrim (Salvia rosmarinus)
  6. Erva-cidreira (Melissa officinalis)
  7. Manjericão (Ocimum basilicum)
  8. Gerânio (Pelargonium graveolens)
  9. Gardênia (Gardenia Jasminoides)
  10. Laranjeira (Citrofortunella microcarpa)

Além do charme inegável, algumas plantas como o gerânio e a gardênia são notórias pelo aroma marcante de suas flores, que deixam no ambiente.

Já ervas como erva-cidreira e manjericão têm um cheirinho bom e ainda enriquecem pratos, trazendo frescor e sabor à culinária cotidiana.

Cuidados especiais para suas plantas aromáticas

Nem todas as plantas perfumadas são seguras para animais de estimação. Por exemplo, o jasmim, o alecrim e o manjericão não apresentam toxicidade para cães e gatos, oferecendo aroma sem preocupação. Já a lavanda pode trazer riscos para os pets.

Espécies como lavanda, laranjeira e eucalipto prosperam bem em sol pleno e necessitam de boas horas diárias de luz solar para garantir seu crescimento saudável e florescimento.

Para quem busca uma espécie para deixar em ambientes com menos luz, opções como hortelã e jacinto são ideais. Essas variedades se adaptam bem a condições de sombra parcial, oferecendo aroma envolvente mesmo sem sol direto.

Incorporar plantas perfumadas ao lar é uma forma de unir beleza e funcionalidade. Com uma variedade de fragrâncias, elas não apenas embelezam, mas também revitalizam os espaços.

Escolha as que mais combinam com seu estilo e desfrute de uma casa que agrada a todos os sentidos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário