Após ter validade do certame anterior expirada no último domingo (05), o Instituto Nacional do Seguro Social (Concurso INSS) pode ter nova seleção autorizada em breve! O pedido com 7.888 vagas que tramita no Ministério do Planejamento registrou importantes movimentações nos últimos dias.
No total, foram 17 andamentos desde sexta-feira (03) quando o pedido passou pela Secretaria Executiva e Divisão de Concursos Públicos da Pasta. Ontem (07), chegou à Coordenação Geral de Concurso e Provimento de Pessoal. Confira o histórico completo das últimas tramitações:
A injeção de ânimo para quem espera, ansiosamente, pelo lançamento do novo edital vem pelo fato de que o pedido já passou por alguns dos mais importantes departamentos de liberação de concursos públicos – a Secretaria Executiva.
Ademais, como já mencionado, não há mais nenhum certame válido pelo órgão enquanto a necessidade de contratação de pessoal segue urgente. Sendo assim, a expectativa é de que a portaria seja disponibilizada o quanto antes.
Situação do INSS
Mesmo diante das movimentações, o concurso segue sem previsão oficial de ser publicado. O presidente do INSS, Edison Garcia, afirma que a reposição de pessoal está entre as prioridades de sua gestão.
Recentemente, ele declarou que o projeto do governo de remanejar servidores entre os órgãos públicos não funciona para o instituto e que não há previsão de que isso aconteça na autarquia que apresenta vacância de 20 mil postos.
As aposentadorias seguem como o motivo de maior preocupação por parte dos servidores do INSS. Somente em agências onde houveram vagas no concurso de 2015, a baixa é de 1.623 Técnicos. Porém, em decorrência de aposentadorias, este número pode ultrapassar 2.700 postos vagos.
Nas agências não contempladas pelo último edital, o quadro inspira cuidados, ainda, maiores. A situação do INSS foi detalhada em nota técnica enviada ao Ministério do Planejamento no intuito de reforçar a necessidade de novas contratações.
O caos nas agências do INSS é refletido nas dificuldades de atendimento ao segurado em razão da baixa mão de obra. A situação no quadro funcional do INSS faz com que a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) organize paralisações em todo o país.
Segundo da federação, caso não haja sinalização quanto ao novo concurso público, todos os profissionais do instituto deverão paralisar suas atividades por 24 horas, com início no dia 09 de agosto. A Fenasps aprovou, também, assembleias estaduais de greve por tempo indeterminado a partir de 05 de setembro.A ideia é pressionar o governo por contratações no instituto cuja falta pode provocar um apagão no órgão em 2019.
Concurso INSS 2018
Caso o quantitativo solicitado pela autarquia seja atendido na íntegra, o Concurso INSS 2018 prevê a oferta de 7.888 vagas, sendo 3.984 para técnico, 1.692 para analista e 2.212 para perito. A primeira exige formação de nível médio enquanto as demais demandam conclusão de nível superior.
As remunerações iniciais variam de R$ 5.344,87 a R$ 10.616,14, incluindo o auxílio-alimentação. Entre as disciplinas cobradas no certame, estão Ética no Serviço Público, Noções de Direito e Língua Portuguesa. Saiba mais sobre o que cai no Concurso INSS aqui.
Prepare-se para o Concurso INSS: Apostila para Técnico do Seguro Social e Analista do Seguro Social.