scorecardresearch ghost pixel



Sinais de Pontuação

Uma revisão de quais são os sinais gráficos de pontuação, quais são as situações de uso de cada um e como esse conteúdo pode ser cobrado na sua prova.



Você já leu esse conto?

O Mistério da Herança

Um homem rico estava muito mal, agonizando. Dono de uma grande fortuna, não teve tempo de fazer o seu testamento. Lembrou, nos momentos finais, que precisava fazer isso. Pediu, então, papel e caneta. Só que, com a ansiedade em que estava para deixar tudo resolvido, acabou complicando ainda mais a situação, pois deixou um testamento sem nenhuma pontuação. Escreveu assim:

‘Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres.’

Morreu, antes de fazer a pontuação.

Como você entende a carta deixada pelo homem, antes de morrer, sem nenhum sinal de pontuação? Impossível, não é mesmo? Pois bem, trouxemos esse pequeno texto para mostrar a importância da pontuação na transmissão de uma mensagem.

Esse conteúdo é, massivamente, cobrado nas provas de concurso público e processo seletivo, independente do nível de escolaridade. Os tipos de sinais de pontuação, regras de uso e exemplos práticos estão presentes na grande maioria das questões.

Por isso, trouxemos um resumo sobre os sinais de pontuação para concurso público, indicando os tipos e principais situações de uso.

Os tipos de sinais de pontuação

Vírgula

A vírgula é um sinal gráfico usado para indicar uma pausa no discurso, além de separar termos que tenham a mesma função sintática ou, ainda, apostos e vocativos.

Exemplos de uso:

Preciso comprar vestido, sandália e brincos para o casamento.

O professor, especialista em redes sociais, ministrou uma palestra nesta manhã.

Assim, Vitor, fica difícil de te defender!

Ponto

O ponto, por sua vez, é indicado para finalizar uma ideia ou discurso, além do próprio período e abreviações.

Exemplos de uso:

Logo que acordei, me lembrei de ligar para ele. Entrei em contato explicando o ocorrido no dia anterior.

Aquela cidade ganhou vários prêmios por qualidade de vida.

O império perdurou desde o século 200 a.C. até meados do século 100 a.C.

Infelizmente, sr.José, seu empréstimo foi cancelado.

Dois Pontos

Os dois pontos são usados para introduzir uma fala, começar uma determinada enumeração ou, ainda, antes de alguma explicação.

Exemplos de uso:

As quatro estações do ano são: verão, outono, primavera e inverno.

Juliana exclamou: Minha nossa, como ele é bonito!

Ponto e Vírgula

Usamos o ponto e vírgula quando precisamos separar uma relação de elementos ou, ainda, várias orações que estejam em uma mesma frase. Caso se confunda na hora de utilizar, não se desespere pois, isso é muito comum! Uma dica é pensar no ponto e vírgula como uma pausa mais longa que a vírgula e, ao mesmo tempo, mais curta que o ponto.

Exemplos de uso:

O conteúdo programático da prova inclui Direito Constitucional; Direito Penal, Direito Processual Penal e Administração.

Mariana preferiu passar as férias no Caribe; não quis se preocupar em tirar documentação.

Ponto de Interrogação

Como o próprio nome já diz, o ponto de interrogação é usado para indicar uma pergunta ou questionamento. Pode ser aplicado no final das frases diretas ou indiretas-livres.

Exemplos de uso:

Você prefere sorvete de morango ou chocolate?

Luíza vai ao encontro da mãe à noite?

Ponto de Exclamação

O uso do ponto de exclamação indica sentimentos de espanto, entusiasmo, ordem, susto, desejo ou surpresa.

Exemplos de uso:

Eu ganhei na loteria!

Maria passou no concurso!

Aspas

As aspas são utilizadas em casos de citações ou para enfatizar expressões ou palavras.

Exemplos de uso:

Segundo o autor, a “comunicação comunitária é aquela feita pela própria comunidade, diferente das mídias convencionais”.

Quando visitei a Argentina, me senti “a milionária” do pedaço.

Reticências

Usamos as reticências quando precisamos indicar situações em que o sentido de algo vai além do que está escrito ou expresso. Também são aplicadas para suprimir textos ou palavras.

Exemplos de uso:

Ainda não sei como fazer…preciso pensar.

No guarda-roupas de Nara, há uma variedade de bolsas, sapatos, sandálias…

Travessão

O travessão é o sinal gráfico utilizado para indicar o início de uma fala no diálogo, geralmente, em frases diretas. Também podem substituir dupla vírgula ou parênteses em uma frase.

Exemplos de uso:

Alberto – motorista da van – pediu que comêssemos antes da viagem.

Magali chegou ao padeiro e pediu:

  • Quero cinco pães, dois bolos e três rosquinhas.

Parênteses

O uso dos parênteses está vinculado às situações onde é necessário acrescentar informações acessórias ou, ainda, isolar alguma explicação.

Exemplo de uso:

Quando cheguei em casa, meu marido (me casei recentemente), estava esperando pelo almoço.

Como cai na prova?

Em relação ao excerto “Estamos saindo do cinema, depois de termos visto uma adaptação de um livro do qual gostamos muito. Na verdade, até que gostamos do filme também: o sentido foi mantido, a escolha do elenco foi adequada, e a trilha sonora reforçou a camada afetiva da narrativa.”, assinale a alternativa correta.

  1. Em “Estamos saindo do cinema, depois de termos visto uma adaptação de um livro do qual gostamos muito.”, as preposições em destaque são exigidas pelo verbo ao qual se referem.
  2. Em “[…] o sentido foi mantido, a escolha do elenco foi adequada, e a trilha sonora reforçou a camada afetiva da narrativa.”, todas as orações estão flexionadas na voz passiva, o que possibilita que o agente verbal seja omitido.
  3. Em “Estamos saindo do cinema, depois de termos visto uma adaptação de um livro do qual gostamos muito.”, o uso da vírgula é obrigatório.
  4. Os dois-pontos utilizados no excerto introduzem uma sequência que funciona como explicação da oração “Na verdade, até que gostamos do filme também […]”.
  5. Em “[…] até que gostamos do filme também […]”, a palavra em destaque denota realce, pois enfatiza o gosto pelo filme.




Voltar ao topo

Deixe um comentário