Empresas de saneamento estão entre os órgãos estaduais que mais abrem contratações, seja por meio de concurso público seja por processos seletivos. Isso acontece devido à alta demanda de serviços, obras e reparações originadas pelas unidades regionais.
Assim como os editais também é variado o quadro de oportunidades disponibilizadas por estes órgãos. As carreiras que compõem a estrutura funcional destas empresas possibilitam o ingresso de candidatos de todos os níveis de escolaridade.
Entre aqueles que marcam presença no quantitativo de vagas está o agente de operação. O cargo é imprescindível nos trabalhos executados nos sistemas de tratamento e reservatórios, por isso, sempre guardam excelentes oportunidades.
Confira, a seguir, todos os detalhes pertinentes ao cargo, como atribuições, perfil esperado, grau de escolaridade exigido, salário e como é o mercado de trabalho para o agente de operação de saneamento.
Atribuições do agente de operação Saneago
O agente de operação da Saneago é o profissional lotado para operação de estações elevatória, sistema de tratamento de água e esgoto sanitário. Em suma, o servidor deve executar tarefas de operação e manutenção dos equipamentos, sistemas de abastecimento e esgoto sanitário, além de instalações prediais.
Ao cargo, também cabe o desenvolvimento de atividades comerciais de campo. Na sua rotina, estão tarefas relacionadas a manutenção e aferição de hidrômetros, apoio técnico nas unidades operacionais. No último edital aberto pela Saneago constam as seguintes atribuições detalhadas para o cargo:
- Operar estações elevatórias, sistemas de tratamento de água e esgoto
- Operar os equipamentos utilizados no preparo, bombeamento, dosagem e aplicação de cloro, sulfato e outros produtos relativos ao tratamento de água e esgoto
- Realizar coleta de amostras para análises operacionais no que se refere ao tratamento água e esgoto sanitário para envio ao laboratório central ou regional
- Auxiliar os técnicos do laboratório central ou regional na execução de suas funções
- Preencher manualmente e/ou via terminal de computador relatórios de operação e controle das Elevatórias, ETAs ou ETEs, conforme boletins utilizados
- Registrar e informar aos superiores ocorrências do turno de operação
- Transmitir e receber informações via rádio ou outro equipamento de comunicação
- Vistoriar permanentemente todas as fases operacionais
- Controlar o nível de óleo das máquinas e equipamentos da captação, elevatória e/ou ETAs e ETEs
- Controlar os níveis de reservação da unidade e do sistema ao qual pertence, monitorando registros e válvulas lendo e interpretando manômetros dos reservatórios elevados e enterrados
- Preparar e bombear soluções de todos os produtos químicos utilizados no tratamento de água e/ou esgoto
- Remover detritos de grades, caixas de areia, canais, taludes, lagoas ou outras unidades de esgoto
- Realizar medidas de vazão, temperatura e outros parâmetros
- Acionar válvulas de comando do sistema, manipulando alavancas e volantes, para colocar bombas em funcionamento
- Manter limpas as áreas internas, casa de controle, decantadores e demais instalações de ETEs/ETAs e elevatórias
- Carregar e descarregar produtos químicos
- Operar abertura e fechamento de registros
Perfil esperado
O agente de operação executa tarefas diárias que exigem esforço físico constante, por isso, espera-se que o profissional tenha aptidão para tal.
Mercado de trabalho para o agente de operação
A principal área de trabalho para o agente de operação é em empresas de Saneamento, como a Saneago. Porém, há espaços em câmaras municipais, prefeituras e instituições de ensino.
Grau de escolaridade exigido
Os últimos editais para contratação no cargo de agente de operação exigiram conclusão de ensino médio para investidura.
Quanto ganha o agente de operação Saneago?
A média salarial do cargo de agente de operação é de R$ 1.300,00. No entanto, o último edital do concurso para a Saneago trouxe remuneração inicial de R$ 2.353,96.