Concurseiros da Segurança Pública têm acompanhado a publicação de editais e notícias de concursos previstos para as corporações da área, especialmente, a Polícia Civil. Por isso, seguem atentos às oportunidades funcionais abertas nestes certames.
O quadro de servidores da corporação é composto por profissionais ligados às atividades policial ou administrativa. Salvas particularidades de cada estado, as carreiras básicas são delegado, agente, escrivão, perito, legista, auxiliar de necropsia e agente de telecomunicações.
O cargo de escrivão, inclusive, está presente na grande maioria dos certames e é de grande importância no cotidiano das delegacias e distritos. Mas, o que faz um escrivão da Polícia Civil? Quais são os requisitos para investidura quanto à escolaridade e perfil? E o salário? Quanto ganha um escrivão da Polícia Civil?
Atribuições do escrivão da Polícia Civil
O escrivão da Polícia Civil é o profissional responsável pela formalização e documentação dos inquéritos policiais. Por isso, sua atuação é extrema importância no andamento dos processos e registros de depoimentos em uma delegacia.
A rotina de trabalho de um escrivão da Polícia Civil inclui documentação e acompanhamento dos processos policiais; materialização dos atos da Polícia Judiciária; e expedição de certidões de ofício. Constam entre suas atribuições:
- Oitiva das partes envolvidas em uma ocorrência a fim de apurar os fatos
- Atendimento ao público
- Lavratura de boletins de ocorrência, flagrantes ou prisões cautelares
- Traslados, intimações, citações e notificações
- Elaboração dos boletins de ocorrência, prisão em flagrante ou medidas cautelares
- Identificação, recolhimento e soltura de presos
- Encaminhamento das vítimas para exames de corpo de delito ou solicitação de perícias
- Condução de viaturas policiais
- Assistência à Autoridade Policial
- Trabalho em serviços de inteligência policial
Perfil esperado
O trabalho do escrivão da Polícia Civil é sumariamente burocrático e requer muita organização por parte do profissional. Por isso, é necessário que ele(a) saiba identificar e lidar com problemas simultâneos, além de ser atento, ter boa memória e raciocínio lógico.
Ademais, é necessário que o escrivão da Polícia Civil tenha habilidade em lidar com o atendimento ao público. Outros requisitos para investidura são idade mínima de 18 anos, quitação com as obrigações eleitorais e militares, além de CNH na categoria “B”.
Mercado de trabalho
O escrivão da Polícia Civil atua nas delegacias gerais e especializadas da corporação. No entanto, a profissão de escrivão é presente nos quadros das polícias Militar e Federal.
Grau de escolaridade exigido
A investidura no cargo de escrivão da Polícia Civil requer graduação em curso de qualquer área de formação. O ingresso na corporação deve ser providenciado por meio da aprovação em concurso público.
Quanto ganha um escrivão da Polícia Civil?
A média salarial de um escrivão da Polícia Civil depende do estado de lotação, mas no geral varia entre R$ 3.500,00 e R$ 5.400,00.