Concurso PM BA 2019: Governador confirma edital para soldado

Ainda sem quantitativo de vagas definido, o certame terá como exigência de escolaridade ensino médio completo.



O governador reeleito da Bahia, Rui Costa, deu uma boa notícia para os concurseiros do estado. Por meio de uma live realizada no Instagram o chefe do Executivo anunciou que pretende realizar concurso para a Polícia Militar da Bahia (PM BA).

Quando os seguidores o questionaram sobre o certame, ele garantiu que em 2019 será realizado concurso para soldado. Em relação às vagas para oficial, Costa afirmou que “eu não sentei ainda com o comandante e nem com o secretário para decidir. Nós vamos fazer o novo concurso para PM e para Polícia Civil no ano que vem, em 2019”.

Ele, no entanto, não deu mais detalhes sobre a data de publicação da portaria autorizativa em edição do Diário Oficial. Além disso, não deu informações sobre o quantitativo de vagas e cidades de lotação das vagas.

Somente a publicação da portaria autorizativa é que os trâmites terão prosseguimento. Eles envolvem a constituição da comissão interna, que ficará responsável, entre outras coisas, por escolher a banca organizadora.

Concurso PM BA 2019

Ainda sem data para ser publicado, se contar com vagas apenas para o cargo de soldado, o edital do concurso PM BA 2019 terá como exigência de escolaridade ensino médio completo. Além disso, são requisitos indispensáveis a altura, mínima de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens e a idade, mínima de 18 e máxima de 30 anos.

Para investidura na carreira é necessário, ainda, portar Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B” ou superior.

De acordo com o último edital, durante o Curso de Formação os aluno-soldados recebem bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo. Aqueles que concluem a formação com aproveitamento passam a ter vencimentos de R$ 2.585,05. O valor é composto pelo salário-base e Gratificação de Atividade Policial Militar (GAPM), mais 10% de auxílio-fardamento sobre o valor do soldo.

Entre as atribuições do cargo está a execução de policiamento ostensivo fardado, nas diversas modalidades, planejado pelas autoridades policiais militares competentes, a fim de assegurar o cumprimento da lei, a preservação da ordem pública e o exercício dos poderes constituídos e exercer a missão do policiamento ostensivo de segurança.

Último concurso

A Polícia Militar da Bahia publicou divulgou o último edital para a função em 2017. O certame ofertou 2 mil vagas para a carreira de soldado. Estas foram distribuídas entre candidatos do sexo masculino e feminino. O quantitativo inicial já era bom, e, até o momento, mil aprovados em cadastro de reserva foram convocados. Ou seja, o concurso PM BA 2017 convocou 3 mil candidatos.

Os aprovados foram lotados em Salvador, capital do estado, e nas regiões de Itaberaba, Barreiras, Vitória da Conquista, Ilhéus, Feira de Santana e Juazeiro.

As etapas de avaliação dos concorrentes constaram dos seguintes itens:

  • Prova objetiva;
  • Avaliação psicológica;
  • Exames médicos e odontológicos;
  • Teste de aptidão física;
  • Exame de documentação;
  • Investigação social.

Na prova objetiva, primeira etapa da seleção, foram cobradas questões de Conhecimentos: Matemática e Raciocínio Lógico, Língua Portuguesa, Geografia do Brasil, História do Brasil e Atualidades.

Em conhecimentos específicos foram cobradas: Igualdade Racial e de Gênero, Noções de Direito – Penal, Penal Militar, Administrativo e Constitucional, além de Noções de Direitos Humanos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário