Concurso PC PR: Novo edital para delegado está autorizado!

Para ser publicado, certame precisa constituir comissão interna e escolher banca organizadora.



A Polícia Civil do Paraná (PC PR) vai realizar um novo concurso público para a carreira de delegado. A proposta de abertura do certame foi aprovada pelo Conselho da Polícia Civil paranaense.

O aval para publicação do edital foi concedido, por unanimidade dos votos, no dia 27 de novembro, durante sessão extraordinária. Agora, o processo será encaminhado à Secretaria de Estado de Segurança Pública para realização dos trâmites seguintes.

De acordo com publicação feita em edição do Diário Oficial da última segunda-feira, 3, a oferta será de 35 vagas mais formação de cadastro de reserva.

A escolaridade mínima exigida para concorrer a uma das vagas é ensino superior completo em Direito. Além disso, os concorrentes devem ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B” ou superior.

O vencimento inicial para a carreira é de R$ 13.831,10. Porém, os servidores da categoria têm direito a uma série de benefícios e gratificações, tais como auxílio médico-hospitalar, ajuda de custo e salário família.

Uma vez autorizado, o próximo passo para a publicação do certame é a constituição da comissão organizadora. O grupo de trabalho será formado por servidores da própria corporação. Além de acompanhar todas as etapas do concurso, a comissão ficará responsável pela elaboração do projeto básico.

O projeto básico, que funciona como uma minuta do edital, contém as principais informações sobre a seleção. Depois de finalizado, o documento será usado no processo de escolha da banca organizadora.

Definida a banca responsável pelo concurso PC PR 2019, todos os detalhes do edital poderão ser finalizados e o cronograma definido. Depois da assinatura do contrato entre a corporação é a banca, a publicação do documento com as regras, geralmente, acontece em pouco tempo.

Etapas concurso delegado PC PR

Autorizado o certame, os futuros candidatos podem começar a ser preparar. De acordo com o estatuto da Polícia Civil no Paraná, o ingresso na corporação acontece mediante aprovação em concurso público, que deve avaliar os concorrentes pelas seguintes etapas:

  1. Prova preambular de conhecimentos gerais;
  2. Prova de conhecimentos específicos;
  3. Avaliação de títulos;
  4. Exame de investigação de conduta;
  5. Exame de higidez física;
  6. Exame de aptidão física.

Aprovados em todas as etapas são encaminhados para o curso de formação, que possui caráter eliminatório e classificatório.

O último concurso da PC PR teve o edital publicado em 2013. Na época, a prova objetiva dos participantes foi constituída por 100 questões que foram igualmente distribuídas entre as seguintes disciplinas:

Grupo 1: Língua Portuguesa, Noções de Informática e Raciocínio Lógico.

Grupo 2: Medicina Legal, Direito Civil e Legislação Estadual.

Grupo 3: Direito Administrativo e Direito Constitucional.

Grupo 4: Direito Penal e Direito Processual Penal.




Voltar ao topo

Deixe um comentário