Missão, visão e valores são os princípios básicos que irão nortear uma empresa. Esses três conceitos são essenciais, para que uma organização saiba buscar posição e reconhecimento.
A missão é definida, fundamentalmente, pelo o que a empresa é. Enquanto onde ela quer chegar, incluindo os valores e a forma como atua, é a visão.
Missão
Trata-se de entender qual é o propósito de existência da companhia. Dessa forma, são levados em conta pontos como a razão de ser da organização e também os motivos que levaram à criação do órgão.
Como a missão está diretamente relacionada com a inidentidade da empresa, ela não tende a sofrer alterações com o passar do tempo. Sendo assim, esse princípio precisa ser criado de forma nítida e direta.
O intuito da missão deve ser o de responder questões como vem exemplificado logo abaixo:
- O que essa empresa faz?
- Para que essa empresa existe?
- Para quem essa empresa trabalha?
Visão
A visão pode ser definida como o lugar em que a empresa quer chegar. O termo representa os objetivos e desejos do órgão. Além disso, de forma não direta, ainda aponta o porquê das metas criadas valerem a pena.
Diferente da missão, que não muda com o passar do tempo, a visão tem um um período determinado, e é substituída assim que o órgão alcançar aquela meta.
A visão deve trabalhar com metas práticas e realizáveis. Por isso, para que o princípio seja definido, é preciso buscar responder as seguintes questões:
- O que esta empresa deseja ser?
- O que queremos construir?
- Onde desejamos chegar?
Valores
Os valores são os princípios éticos e morais de uma organização, que devem seguidos paralelos à construção da missão e também da visão.
Esses preceitos não são negociáveis e devem ser refletidos a partir dos comportamentos e atitudes,além das decisões que são tomadas em todos os setores da empresa.
A forma como chefes e funcionários se relacionam dentro de determinado órgão são apontados pelos valores. Além disso, o comprometimento da organização com a sociedade como um todo, também são guiados por esses princípios fundamentais.
Dessa forma, para que os valores de uma empresa seja definido, os líderes dessa organização têm que refletir em cima das seguintes questões:
- Quais são as responsabilidades da empresa perante a sociedade?
- Como serão tratados os clientes da empresa?
- Como os funcionários precisam comportar-se?
- Como a empresa pode fazer os seus negócios?
Importância de se definir missão, visão e valores
Definir a missão, a visão e os valores é o primeiro passo para que uma empresa possa efetuar o seu planejamento estratégico. Já que esses princípios vão servir como base para estabelecer metas e o objetivos no órgão.
Buscar apenas o lucro já não é uma estratégia inteligente das empresas. Por isso, para conseguir se destacar mercadologicamente as companhias tem que agir de forma pensada em busca de resultados sólidos.
Isso se dá através dos princípios fundamentais, os quais deixam amostra os intuitos da empresa e como o órgão tem a intenção de buscar uma boa relação coma equipe e a sociedade, de um modo geral.
Aplicação da missão, visão e valores no dia-a-dia
Esses princípios básicos farão a diferença numa empresa se forem refletidos cotidianamente. Uma vez que esses três termos só existirem na teoria, para cumprir formalidades, eles não terão muita utilidade.
Dessa forma, para que sejam aplicados no dia-a-dia é importante que todos da companhia saibam quais são esses conceitos.
Por isso, ao saber como eles podem influenciar na execução de funções de rotina, os funcionários terão uma maior consciência sobre os princípios, logo poderão ser orientados, por meio desses termos.
Assim sendo, a missão, a visão e os valores devem ser sempre lembrados, antes que os gestores tomem qualquer decisão. A companhia tem que ter esse conjunto como o trio que guia o planejamento estratégico da empresa.
Dica para definir os princípios de uma empresa
No momento de definir os princípios que serão seguidos pela empresa é essencial fugir de clichês. Mais do que isso, o imprescindível é que haja uma reflexão quanto a esses conceitos e a forma com a qual eles devem ser aplicados.