Características de um Líder

Saiba quais são os aspectos necessários para ser um bom líder e aprenda como aplicá-los no dia a dia



Há algumas características que são inerentes ao ser humano, e outras nem tanto. Dessa forma, existem habilidades que podem ser trabalhadas ao longo da vida, dependendo dos objetivos e necessidades de cada momento.

E quando falamos de liderança há alguns aspectos específicos que precisam ser seguidos, para que haja  um bom planejamento e, consequentemente uma execução eficiente.

Por isso, entender as características de um líder é fundamental para que você possa desenvolvê-las com o passar do tempo. Antes de tudo, é importante ter em mente que liderar vai muito além de estipular funções e esperar que elas sejam executadas.

Além disso, um líder precisa estar ciente de que as outras pessoas vão se inspirar em suas ações, dessa forma, passar confiança, independente da área de atuação,  é fundamental.

Outro aspecto a ser destacado é o fato de quem está na liderança ter sempre em mente que proatividade e eficiência andam de mãos dadas. Dessa forma, tomar a frente é sempre uma missão a ser buscada, principalmente em situações que exigem maior jogo de cintura.

Estar à frente de alguma coisa não é sinônimo de liderança. Ser líder é ultrapassar as barreiras da individualidade e pensar nas ações, de forma que elas inspirem  todo o conjunto, é primordial.

Mas afinal, quais são as características de um líder? Antes de partir para a resposta é importante destacar que não há uma receita para que uma pessoa possa começar a ter o espírito de liderança.

No entanto, é possível listar alguns pontos que não podem faltar a um líder. Vamos à eles:

Conhecimento de causa

Antes de dar uma ordem a alguém, é fundamental que um líder conheça a fundo o que vai ser feito. Saber quais são as dificuldades, e quais resultados podem ser alcançados a partir daquele ofício, faz com que a resposta de quem vai executá-lo seja bem mais eficiente.

Visão de futuro

Traçar metas é fundamental. Não se pode começar um trabalho sem almejar um futuro para ele.

Portanto,  o líder tem que se inserir no projeto de maneira profunda. Dessa forma, buscar caminhos e estipular os planos que vão ser seguidos é o percurso ideal no ato de liderar.

Comunicativo

Saber se comunicar é essencial no processo de liderança. Essa característica vai traçar as formas de se relacionar, já que  ao se expressar bem grandes falhas de comunicação podem ser evitadas.

Essa qualidade pode se desenvolver à medida que for trabalhada. Portanto, a forma com a qual o líder se comunica com as pessoas sempre pode passar por evoluções.

Conhecer bem o seu time

Um líder tem que saber quais são as pessoas que trabalham para ele e ter em mente as características de cada um. É primordial que aquele que esteja na liderança saiba quais são os pontos positivos e negativos de sua equipe.

Por esse motivo, trabalhar a empatia, chamar a pessoa pelo nome e ter a noção de qual é a função exercida por ela, estreita os laços  e facilita a relação patrão/funcionário.

Ser exemplar

Apenas falar demais e não seguir aquilo que foi dito não é atitude de um bom líder. Dessa forma, ter atitudes exemplares é de extrema relevância para que os funcionários construam um relação de confiança com quem lidera.

Escutar  a equipe

Liderar não é apenas dar ordens e esperar que elas sejam cumpridas. Ao contrário disso, é saber dialogar com os outros envolvidos no processo.

Dessa forma, ser líder é saber trabalhar democraticamente, dando espaço para outras opiniões. Essa integração deixa as pessoas mais motivadas e com um maior espírito de equipe.

Retorno ( feedback)

Um bom diálogo entre gestor e funcionários é essencial para um bom trabalho em equipe. Dessa forma, mostrar aquilo que está bom e o que precisa ser melhorado é essencial.

O feedback é uma forma de preservar o que está adequado e melhorar o que está mal. Um líder tem que saber a hora de chamar alguém da equipe para conversar.

É importante que, caso o assunto seja negativo, essa conversa seja individual. Já quando for para apontar aspectos positivos, um diálogo por meio de reunião é importante.

Ser educado

Essa característica, que deveria ser inerente a todos os seres humanos, é indispensável para um líder. Não há a possibilidade de se estabelecer uma boa relação com a equipe se não tiver o mínimo de cordialidade.

Caso contrário, o chefe se tornará aquela pessoa temida pelos funcionários. Entretanto, um bom líder tem que cativar a equipe através do respeito. Portanto, expressões básicas como um “bom dia” ou  um “obrigado”, pode fazer toda a diferença.

Inovação

Um líder deve não deve ser resistente às mudanças, pelo contrário. Cabe a ele conseguir guiar aqueles que mantém uma postura muito conservadora mostrando os benefícios de  mudar uma coisa ou outra.

Por isso, quanto mais respeito e confiança um líder adquirir ao longo do tempo, mais fácil fica no momento de convencer a equipe sobre alterações necessárias.

Criatividade

Essa é uma das principais características de um líder e trata-se de um grande desafio profissional. Além de levar o trabalho com planejamento, ser criativo vai auxiliar no momento de tomadas de decisões e também pensar em alternativas quando surgirem imprevistos.

Além desses pontos, existem uma série de outros que podem ser aplicados. O importante é entender que cada pessoa terá uma forma de liderar e não é possível ter um manual exato para isso.

O básico é saber manter uma boa relação com as pessoas ao redor, e tentar trabalhar esses aspectos de forma inteligente, de acordo com a própria personalidade.




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