Publicado em 2 de janeiro, o edital de seleção pública do Centro de Perícias Criminais Renato Chaves (concurso Polícia Científica Pará 2019) segue com inscrições abertas. O certame disponibiliza, ao todo, 95 vagas em cargos dos níveis médio/técnico e superior.
As oportunidades são para as funções de auxiliar técnico de perícia, perito médico-legista e perito criminal. Para esta última, em especial, há vagas em diversas áreas de atuação, conforme lista a seguir:
- Administração (três vagas);
- Agronomia (duas);
- Arquitetura e Urbanismo (uma);
- Ciências Biológicas (duas);
- Ciências Contábeis (três);
- Engenharia Civil (três);
- Engenharia Elétrica (três);
- Engenharia Florestal (duas);
- Engenharia Mecânica (cinco);
- Engenharia Química (uma);
- Engenharia Sanitária (uma);
- Farmácia (oito);
- Física (duas);
- Geologia (uma);
- Medicina Veterinária (três);
- Odontologia (cinco);
- Processamento de Dados (quatro).
Todas as posições demandam ensino superior completo nas respectivas áreas de atuação. Além disso, é necessário apresentar registro no órgão de classe.
A remuneração inicial dos peritos será de R$ 8.482,04. As parcelas que compõem o valor são o salário-base, gratificação de escolaridade, dedicação exclusiva, risco de vida, tempo integral e pericia judiciária. As jornadas de trabalho a cumprir serão de 40 horas semanais.
Os aprovados serão lotados nos municípios de Castanhal, Marabá, Altamira, Santarém.
Inscrições
O período de inscrições ficará aberto até o dia 11 de fevereiro de 2019. Interessados em concorrer a uma das vagas devem preencher os dados cadastrais junto ao portal da banca organizadora, a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).
Será cobrada taxa de participação no valor de R$ 80,00. O boleto referente à taxa poderá ser quitado até o dia 12 de fevereiro.
Etapas de seleção
Concorrentes aos postos de perito criminal abertos pelo concurso da Polícia Científica do Pará serão avaliados por meio de seis fases:
- Avaliação de Conhecimentos (provas objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório);
- Exame Psicológico, de caráter eliminatório;
- Prova de Capacitação Física (TAF), de caráter eliminatório;
- Exame Psicológico, de caráter eliminatório;
- Investigação Criminal e Social, de caráter eliminatório;
- Prova de Títulos, de caráter classificatório (apenas para cargos de nível superior).
A prova objetiva, que será aplicada na data provável de 31 de março de 2019, contará com 50 questões de múltipla escolha.
O conteúdo programático cobrado será Língua Portuguesa, Atualidades, Raciocínio Lógico, Noções de Criminalística, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e Processual Penal, Legislações Extravagantes e Legislações Especiais.
A prova discursiva, aplicada simultaneamente, consistirá na elaboração de texto dissertativo e/ou argumentativo, com extensão mínima de 20 e máxima de 30 linhas.
Aprovados e classificados em todas as fases serão encaminhados para a segunda etapa, que compreende o período de formação dos profissionais.
O Curso Técnico-Profissional, de caráter eliminatório e classificatório, será realizado e ministrado pela Academia de Polícia Civil/IESP, em suas instalações no município de Marituba – PA.
Veja todas as regras no Edital concurso Polícia Científica PA (CPCRC PA 2019).