O que são valores?

Os valores são princípios éticos de uma organização e são eles que guiam as relações internas externas das empresas



Os valores formam um conjunto de características e princípios éticos de uma organização, norteando aspectos morais e de conduta para estabelecer uma boa relação com a sociedade.

A filosofia que rege o modo como a empresa age é definida pelos valores e, por isso, precisam ser respeitados ao mesmo tempo em que a organização busca atingir suas metas.

Os valores de uma companhia são inegociáveis, o que significa que não há a possibilidade de abrir exceções quanto aos métodos em que são aplicados.

Todos os setores da organização precisam ter refletidos em suas ações os valores empresariais que foram pré estipulados.

Assim sendo, a relação entre empresários e funcionários e também o comprometimento de ambos com os clientes precisam ser realizados respeitando as regras morais.

Portanto, a identidade de uma empresa é formada a partir de sua visão e valores. Esses dois aspectos servem para que o Plano de Negócios e Gestão (PNG) sejam criados. Isso acontece pelo fato de demonstrarem os caminhos que o órgão irá percorrer para alcançar as suas metas.

Definição

Algumas questões precisam ser refletidas pelos empresários para que ele consigam definir os valores da empresa.

Sendo assim, é essencial que os gestores se façam questionamentos tais como:

  • Quais serão as nossas responsabilidades perante a toda a sociedade?
  • Como serão tratados os nossos clientes?
  • Como os funcionários precisam estar comportados?
  • Como a empresa faz os seus negócios?

Dessa forma, para que os valores precisam ser bem definidos por toda a equipe. É justamente a reflexão sobre essa questão que vai trazer vantagens para todos os envolvidos nesse processo.

Crenças e convicções éticas da empresa

Os gestores precisam estar ciente de que antes de definir os valores de uma empresa,  é preciso ter uma reflexão por parte de todo o grupo. Os sócios precisam participar, fazendo com que a missão e a visão da empresa, possam ser consideradas.

Os valores não devem ser tratados apenas como textos bonitos ou mesmo mensagens vazias. Já que muitos utilizam apenas para criar uma boa imagem perante o público. Contudo, esse método não é algo que torna o órgão diferenciado.

Na hora de efetuar a definição desses princípios, é essencial fugir de clichês que não são positivos. É primordial ter em mente que não é adequado apenas mostrar que a empresa faz  e sim a realização prática daquilo que foi proposto.

Portanto, é necessário entender que o princípio da definição dos valores precisa passar por todos os tipos de interações.

Assim sendo, ele precisa deixar  de lado  aquelas regras que são apenas comerciais, para que a organização consiga alcançar seus resultados de acordo com as normas de relações estabelecidas.

Exemplos reais

Nem todas as empresas grandes acabam por liberar as suas declarações de princípios.

No entanto, nos sites de algumas organizações é possível analisar os valores delas.

Veja a seguir alguns exemplos:

  • Avon – Confiança; Crença; Humildade; Integridade e Respeito.
  • Petrobras – Respeito à vida, às pessoas e também ao meio ambiente; Ética e transparência; Orientação ao mercado; Resultados; Superação e confiança.
  • Coca-Cola – Colaboração; Diversidade; Inovação; Integridade; Liderança; Paixão; Qualidade e Responsabilidade.




Voltar ao topo

Deixe um comentário