Além dos concursos já anunciados para as Polícias Civil e Militar, concurseiros cearenses terão ótimas notícias em outra seleção da Segurança Pública.
Na última sexta-feira, 28, mesmo dia em que falou sobre o novo edital da PM CE, o governador Camilo Santana também anunciou o certame da Polícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).
O concurso Pefoce 2019 é aguardado desde abril do ano passado, quando foi prometido por Santana, durante inauguração da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP).
Segundo informações do próprio órgão, a Secretaria de Segurança está trabalhando nos primeiros detalhes do edital desde outubro de 2018. Contudo, a pasta afirmou que ainda não é possível dar muitos detalhes, como por exemplo, cargos ofertados e quantitativo de vagas.
No ano passado, o então secretário de Segurança, André Costa, por meio de uma publicação no Facebook, informou que são previstos cargos nos níveis médio e superior. Assim sendo, a expectativa é que sejam contempladas as mesmas funções do último certame.
Parte fundamental da Segurança Pública cearense, a Pefoce foi criada em 2008. O órgão faz parte da estrutura da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE). A instituição é responsável por fazer todas as análises referentes às investigações conduzidas pela Polícia Civil.
Quando foi criada, a Pefoce incorporou as atividades dos extintos Instituto de Identificação (II), Instituto de Criminalística (IC) e Instituto de Medicina Legal (IML), além da criação do Laboratório de Perícia Forense.
Último concurso Pefoce
O edital do concurso Pefoce 2012, último a ser realizado pelo órgão, contou com 172 vagas. A banca organizadora responsável pelo certame foi o Cebraspe.
Na época, foram abertas vagas para Perito Legista, Perito Criminal (Engenharia – Eletrônica, Química, Elétrica, Civil e Mecânica, Química, Farmácia, Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, e Física) e, ainda, para Auxiliar de Perícia.
Entretanto, o concurso Pefoce 2019 pode disponibilizar vagas em outras áreas.
Segundo as normativas expressas em edital, os concorrentes foram avaliados mediante aplicação de seis fases:
- Exame de habilidades e conhecimentos (provas objetivas);
- Curso de formação e treinamento profissional, de caráter eliminatório e classificatório;
- Exame de capacidade física (AESP);
- Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
- Investigação Social, de caráter eliminatório.
As remunerações inicias oferecidos ficaram entre R$ 1.897,61 e R$ 7.582,45, de acordo com o cargo pretendido.
Concurso Pefoce 2019: O que estudar?
Ainda que o edital de seleção pública da Polícia Forense do Estado do Ceará não tenha data para ser publicado, está previsto para este ano. Sendo assim, candidatos interessados em concorrer a uma das vagas podem começar a se preparar.
Uma vez que o novo conteúdo programático não foi divulgado, o ideal é que os futuros candidatos se baseiem na última prova.
Composta por 120 questões, a prova objetiva abordou questões de conhecimentos básicos e específicos.
As disciplinas de Conhecimentos Básicos foram comuns a todos os cargos:
- Língua Portuguesa;
- Atualidades;
- Noções de Informática;
- Noções de Direito Penal e Processual Penal.
Em relação aos Conhecimentos Específicos, foram cobrados relacionados a cada uma das áreas de atuação.
Mais detalhes pelo Edital concurso Pefoce 2012.