O que faz um promotor de vendas?

O profissional está presente em diversos estabelecimentos. Seu trabalho é primordial para a divulgação e posicionamento da marca.



Sabe aquele representante que oferece degustação de café de determinada marca no supermercado? Bom, este é um promotor de vendas.

Mas, afinal de contas, o que faz um promotor de vendas? O profissional, em síntese, é aquele que realiza estratégias de pontos de venda de determinada marca.

Atuação

De forma resumida, o profissional ajuda a melhorar a imagem e desempenho de determinada marca. Além de claro, a promover.

Sendo assim, quando vemos aquela moça (ou rapaz) nos oferecendo degustação grátis de determinado produto, é exatamente isso que ele está fazendo. Promovendo sua marca.

É papel do promotor de vendas fazer o produto vender mais. Com isso, entram degustações, um diferente posicionamento do produto nas prateleiras e dentro dos estabelecimentos.

O produto deve sempre chamar a atenção do cliente. Para isso, a disposição dos produtos precisa ser feita de forma organizada e criativa.

Estas ações em lojas, são chamadas de Ponto de Vendas (PDV). Mas, além disso, os promotores também realizam algumas outras funções, como acompanhar preços de concorrentes, analisar melhorias nos pontos nas loja, bem como os resultados de determinadas ações.

Sendo assim, a partir dos levantamentos realizados pelos promotores de vendas, as empresas conseguem traçar um plano de melhoria de suas ações.

A reposição do estoque também é de responsabilidade do profissional. Como está representando a marca, ao perceber que o estoque de determinado produto está acabando ou, o mesmo não está bem posicionado dentro da loja, ele precisa tomar providências para sanar tais problemas.

O atendimento ao consumidor também é primordial! Como trabalha com o público, o profissional deve sempre fazer o melhor para atender o consumidor, e chamar sua atenção para a marca.

Deste modo, podemos ter, além de degustações, promoções e esclarecimento de dúvidas quanto ao produto ofertado.

Para isso, o promotor de vendas deve sempre conhecer seu produto. O conhecimento da marca é essencial para negociação com lojas e clientes.

Quem pode ser promotor de vendas?

A formação da área vai depender da empresa, e do produto a ser vendido.

Em muitos casos, não é necessário formação superior, e sim nível médio. E a própria empresa fornece treinamento e cursos para a função.

Quanto ganha um promotor de vendas?

O salário do promotor de vendas pode variar. A variação pode depender de fatores como localidade, empresa e tempo de trabalho.

Por exemplo, um profissional trainee, trabalhando em uma empresa de médio porte, pode ganhar R$ 1.523,24. Já um profissional sênior, em empresa de grande porte, pode ganhar até R$ 2.780,00.




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