O governador do Ceará, Camilo Santana, voltou a afirmar que o concurso da Polícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) sairá ainda este ano. O líder do Executivo usou sua página no Facebook para fazer o anúncio da seleção.
No final do mês de janeiro, durante evento realizado em Fortaleza, Santana já havia mencionado a intenção de liberar o certame em 2019.
A seleção é aguardada desde abril de ano passado. Na época, o governador aproveitou a inauguração da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) para anunciar sua intenção de lançar o concurso.
O chefe de estado ainda explicou que a Pefoce é responsável por todo o trabalho de análise das investigações conduzidas pela Polícia Civil.
Em outubro de 2018 a Polícia Forense informou que já estava trabalhando nos preparativos iniciais para liberação do edital.
Ainda no ano passado, o secretário de Segurança, André Costa, por meio de uma publicação no Facebook, afirmou que a seleção terá chances em cargos de nível superior. O quantitativo de vagas, no entanto, não foi confirmado.
A expectativa é que o concurso Pefoce 2019 contemple os mesmos cargos do certame anterior, realizado em 2011. Na ocasião, foram lançadas oportunidades para:
Auxiliar de perícia – ensino superior em qualquer área de formação;
Perito legista – graduação em Farmácia;
Perito criminal – formação superior em Ciências Contábeis, Análise de Sistemas, Ciências da Computação, Física, Química, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil e Engenharia (Eletrônica, Química e Mecânica);
Médico perito legista – graduação em Medicina.
Último concurso foi realizado em 2011
O concurso anterior trouxe 170 vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva nos cargos citados acima. Aprovados tiveram vencimentos iniciais entre R$ 1.897,61 e R$ 7.582,45, dependendo do cargo.
A realização do certame ficou a cargo do Cebraspe, que avaliou os concorrentes por meio das seguintes etapas:
- Exame de habilidades e conhecimentos (provas objetivas);
- Curso de formação e treinamento profissional, de caráter eliminatório e classificatório;
- Exame de capacidade física (AESP);
- Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
- Investigação Social, de caráter eliminatório.
A primeira etapa, constituída por provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos, cobrou itens das disciplinas de Língua Portuguesa, Atualidades, Noções de Informática e Noções de Direito Penal e Processual Penal.
Confira informações detalhadas sobre o certame pelo Edital concurso Pefoce 2012.