scorecardresearch ghost pixel



Concurso Anvisa: Novo edital será solicitado para níveis médio e superior

Com déficit de servidores, agência vai encaminhar novo pedido de concurso público para Ministério da Economia. São esperados vagas de nível médio e superior.



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) irá realizar um novo pedido de abertura de edital para concurso público. As oportunidades serão para os níveis médio e superior. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, a solicitação será enviada ao Ministério da Saúde, que deve encaminhar o pedido ao Ministério de Economia.

O órgão precisa de um novo certame para continuar realizando suas funções. Atualmente, encontra-se com um déficit de 85 cargos, sendo que 46 são de técnico administrativo, 29 de especialista em regulação e vigilância sanitária, e oito cargos vagos de analista administrativo.

Este não é o primeiro pedido encaminhado ao governo federal. Em 2017 foram solicitados 697 vagas. Sendo que 457 eram para especialista em regulação e vigilância e 124 vagas eram para técnico administrativo.

Além disso, 68 oportunidades foram destinadas para Analista Administrativo e 48 para Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária. O déficit em relação ao último pedido aumentou, por isso é esperado que a nova solicitação seja maior que a de 2017.

Concurso Anvisa 2019: Conheça os cargos

O cargo de técnico em regulação e vigilância sanitária é de nível médio. Os aprovados no certame terão como suas atribuições a fiscalização de produção e comercialização de alimentos, a execução de atividades finalísticas.

Também são da função do cargo outras atribuições, como por exemplo a orientação aos agentes do mercado e ao público. Além disso, a fiscalização e controle de instalações físicas e demais atribuições de suporte e apoio a regulação.

O cargo de técnico administrativo também é de nível médio. Suas atribuições são voltadas a atividades administrativas, como realizar subsídio de criação de planos, projetos e programas do órgão, bem como demais atividades de normatização e regulação.

Já o especialista em regulação, de nível superior, trabalha na elaboração de normas para regulação do mercado, a gestão de informações de mercado, a criação e avaliação de planos e programas voltados ao órgão. Assim como a fiscalização, regulação e inspeção de instalações físicas da produção e comercialização de alimentos, medicamentos e materiais sanitários.

Por fim, o analista administrativo realizará ofícios voltadas a área administrativa e logística da Anvisa, utilizando os mecanismos necessários para o exercício de suas atividades. Para o cargo é preciso ter nível superior na área de atuação.

Último Concurso Anvisa

O último concurso realizado pela Anvisa foi em 2016. Na ocasião, foram oferecidas 78 oportunidades para o cargo de técnico administrativo. Dessas, 16 vagas foram reservadas a negros e quatro para candidatos com deficiência física.

O certame de 2016 contou com uma prova de conhecimentos básicos, com 50 questões e uma de conhecimentos específicos com 70 questões. Além disso, ainda houve uma prova discursiva. O concurso foi realizado pelo Cebraspe.

Em 2013 o órgão também abriu realizou um concurso. Na época, foram ofertadas 314 vagas, com 128 de nível médio, divididas entre os cargos de técnico em regulação e técnico administrativo. Sendo que 186 vagas foram para nível superior, nos cargos de especialista em regulação e analista administrativo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário