O Vetor Brasil, organização sem fins lucrativos, está com inscrições abertas para seu programa de trainee em Gestão Pública. As oportunidades são destinadas a profissionais de todos os cursos com previsão de graduação até 30 de setembro de 2019.
Fundada em 2015, o Vetor Brasil atua em parceria com governos estaduais e municipais e tem como missão criar uma rede engajada de profissionais, que potencialize o setor público brasileiro e melhore a qualidade dos serviços oferecidos.
Pré-requisitos e processo seletivo
Para participar do programa de trainee do Vetor Brasil, o candidato deve se dispor a cumprir os seguintes requisitos:
- Ter curso superior completo (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo) reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou ter previsão de graduação até 30 de setembro de 2019;
- Se comprometer a fazer a formação online em até 60 dias depois do candidato receber o convite da plataforma;
- Realizar a formação presencial do programa de trainee em até três meses após ser alocado no governo;
O processo seletivo é inteiramente online, de forma a permitir que todas as pessoas possam participar. São seis etapas:
- Inscrição
- Testes online (atualidades, português e lógica)
- Vídeo de apresentação pessoal e dados complementares
- Desafio de gestão pública
- Entrevista por competências
- Preferências e pareamentos
Após a sexta etapa, há a possibilidade de se realizar uma entrevista com o governo e trainee de gestão pública.
Programa de trainee
O programa de trainees do Vetor Brasil tem duração de 12 meses. Nele, os trainees passam por mais de 200 horas de formação, online e presenciais. Eles também participam de um programa de coaching, com profissionais certificados e alinhados ao Vetor.
Caso queiram, os traines também podem realizar um módulo de mentoring, no qual passam por um aconselhamento com um profissional mais experiente, a fim de entender mais sobre o propósito e a carreira que desejam seguir.
Durante o programa, é comum que os trainees mudem para um estado diferente. Para o Vetor Brasil, esta é uma forma dos participantes saírem da sua zona de conforto e conhecerem outras realidades dentro do Brasil. Assim, a partir desta experiência, os profissionais poderão trabalhar de forma a fazer mudanças mais representativas.
A diversidade é um dos valores primordiais da organização. Por isso, o Vetor Brasil visa formar equipes heterogêneas em relação à raça, identidade de gênero, região, entre outros critérios. Isto acontece a partir do processo seletivo do programa, que leva em consideração não apenas as conquistas do candidato, mas também de onde ele veio e as oportunidades as quais ele teve acesso.
Segundo o site Love Mondays, a média do salário de um trainee do Vetor Brasil é R$ 4.891. A organização também possui parceria com psicólogos, para que os participantes possam melhorar seu autoconhecimento e reconhecer suas capacidades e vulnerabilidades. As consultas são a valor social.
As inscrições para o programa de trainee vão até 29 de abril. Para se inscrever, acesse o site do Vetor Brasil.