O concurso do Ministério Público do Piauí (MP PI) para o cargo de promotor está temporariamente suspenso. A informação foi divulgada pelo Cebraspe, banca organizadora do certame.
Segundo o centro de seleção, o concurso foi suspenso devido devido a decisão proferida no Procedimento de Controle Administrativo (PCA) nº 1.00295/2019-03, em andamento no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
O edital do concurso foi publicado em 2018. Foram ofertadas cinco vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva.
Para o cargo de promotor, é necessário que o candidato tenha nível superior em Direito e três anos comprovados de atividade jurídica. A remuneração inicial é de R$ 24.818,90.
A última fase realizada do certame foi a aplicação da primeira prova, realizada no dia 24 de fevereiro. De caráter eliminatório e classificatório, a avaliação contou com 100 questões e contemplou diferentes áreas do direito.
Próximas etapas
Ainda não foi definida uma data para a retomada do certame. O Cebraspe, no entanto, afirmou que quando isso ocorrer, serão publicadas, em momento oportuno, as novas datas para as próximas etapas do concurso. São elas:
- Edital de resultado final nas provas discursivas (P2 e P3);
- Convocação para a terceira fase (Inscrição definitiva, exames de higidez física e mental e sindicância de vida pregressa);
- Convocação para a entrega dos títulos;
- Convocação para a avaliação biopsicossocial dos candidatos que declararam ter deficiência;
- Convocação para procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros.
As publicações do novo cronograma para as fases restantes serão feitas no Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público do Estado do Piauí e na seção do concurso no site do Cespe.