O negócio central da empresa, aquele que rege o funcionamento da organização é chamado de Core Business. O conceito se refere à atividade em o órgão especialista e que concentra a maior parte dos seus esforços.
Desse modo, o core business é o negócio que mais gera rentabilidade à empresa. Por isso, ele tem um maior peso em relação as outras funções desempenhadas na companhia.
Portanto, o core business pode ser o ponto crucial de crescimento e sucesso de uma empresa. Quando os gestores conseguem fazer essa identificação, focando naquele negócio e evitando fazer ações de risco, como ampliar as atividades sem o devido planejamento, a corporação tem uma maior probabilidade de êxito.
Core business: como identificar
Para que o empresário consiga identificar o core business da sua organização há algumas questões. São elas:
- O que mais atrai os clientes à empresa?
- Quem são os principais consumidores de produtos ou serviços do órgão?
- O que a organização faz melhor do que a concorrência?
- Quais são as inovações que a empresa leva ao mercado?
- Quais são os serviços ou produtos campeões de vendas dentro da corporação?
- Qual é área da empresa que mais traz lucratividade à empresa?
- Quem é quem no comando da empresa e por quais motivos essas pessoas estão no gerenciamento da organização?
Core business e Core Competence: diferenças
O Core Business diz respeito ao negócio que é o pilar da organização. Esse conceito representa o setor em que o órgão é melhor e, consequentemente, obtém mais renda.
Já a Core Competence se refere àquela função que é despenhada com excelência pela companhia.
Em resumo:
Core Business= negócio central da empresa
Core Competence= competência central da empresa
Portanto, de maneira geral, o core business depende da existência da core competence. Primeiro a empresa identifica aquilo que faz da maneira mais competente possível e depois foca naquilo como o principal negócio do lugar.
Há três indicadores que demonstram quais são as características de uma competência central. São eles:
- O quanto a concorrência tem dificuldade de reproduzir aquele negócio que a minha empresa está produzindo;
- Qual é a quantidade de mercado que é possível alcançar com essa atividade exercida;
- O quanto essa função colabora com o produto final da empresa.
Core Business: exemplos
Natura
O aspecto que diferencia a empresa Natura dos demais concorrente é o fato de trabalhar com produtos sustentáveis. Fator que é o core business do órgão.
A natura desenvolve cosméticos, perfumes e outros itens de higiene pessoal. A companhia usa a responsabilidade social corporativa como estratégia, o que é um diferencial em relação aos outros órgãos do mesmo setor.
Coca-cola
A produção, a venda e o marketing é o core business da Coca-Cola. Essa são as três áreas que a empresa privilegia, por ser seu negócio central.
McDonald’s
A entrega de comida em pouco tempo, com baixos preços é o core business do McDonald’s. A empresa aposta nesses aspectos como sua atividade central para conseguir, cada vez mais, a aderência dos clientes. Esses pontos fazem parte da cultura do local.