Divulgados novos detalhes sobre o novo concurso do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ CE). De acordo com a Folha Dirigida, que esteve em contado com o departamento de consultoria jurídica do órgão, o certame terá oferta de 328 vagas para técnico judiciário. Dessas, oito serão para provimento imediato e 320 para formação de cadastro de reserva.
Segundo o departamento, serão 287 oportunidades para a carreira de técnico judiciário, sendo sete imediatas. As outras 41 vagas são para a área judiciária, sendo apenas uma imediata e as demais para formação de reserva técnica.
A distribuição de vagas detalhadas está de acordo com o projeto básico do certame. Dessa forma, algumas alterações poderão ser feitas no quantitativo estimado até a data de publicação do edital de abertura.
No último dia 13 de maio, o presidente do tribunal, Washington Araújo, durante live no Instagram do TJ CE, afirmou que as vagas da área administrativa serão distribuídas por diversas especialidades, entre as quais, Contabilidade, TI e Administração.
O vencimento inicial para técnicos do órgão é de R$ 3.913,43. Além dos ganhos básicos, os servidores têm direito a outros benefícios, entre os quais:
- Auxílio-alimentação de R$ 1.103,83;
- Gratificação por Alcance de Metas e Unidades (GAM);
- Gratificação de Estímulo à Interiorização (GEI), quando for o caso.
Por meio de nota, a Assessoria de Imprensa do tribunal informou que os aprovados para a área judiciária serão lotados em comarcas do interior, enquanto os aprovados para a área administrativa atuarão na comarca de Fortaleza.
Além disso, a assessoria informou que o edital será publicado ainda este semestre.
Concurso TJ CE 2019: Organizadora confirmada
Um dos procedimentos mais importantes para abertura do edital, escolha da banca organizadora, já foi concluído. A empresa escolhida, via dispensa de licitação, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Ainda durante a transmissão do dia 13, o presidente do TJ CE afirmou que há muitas aposentadorias previstas para o mês de julho. Assim, as vagas disponibilizadas pelo certame serão para o preenchimento de vacâncias atuais e futuras. Justamente por isso o cadastro de reserva será bem amplo.
Atualmente o tribunal registra 111 postos vagos, segundo dados do Portal da Transparência do TJ CE referentes ao mês de dezembro de 2018. Ainda de acordo com o Portal, há vacâncias em cargos dos níveis médio, técnico e superior, conforme distribuição abaixo:
- Nível fundamental (uma vaga) – atendente judiciário;
- Nível médio (88 vagas) – agente judiciário de vigilância de menores, telefonista, técnico em manutenção, auxiliar judiciário, técnico judiciário, oficial de justiça avaliador, oficial de justiça e motorista;
- Nível superior (22 vagas) – oficial de justiça, analista judiciário e assistente social.
A validade do concurso TJ CE 2019 será de 24 meses a contar da data de homologação do resultado final. Será admitida uma prorrogação por mais dois anos, a critério e conveniência do tribunal.