scorecardresearch ghost pixel



Cadeia de Suprimentos

O termo diz respeito a um elo entre todos os agentes responsáveis pelas etapas de produção e distribuição de um produto



A rede de integração entre fabricantes e seus prestadores de serviços, como fornecedores e varejistas  é chamada de cadeia de suprimentos.

O conceito se refere a todo processo que é feito até que o produto chegue às mãos dos clientes. Desde a matéria-prima, passando pela produção , até o item chegar ao consumidor final.

Dessa forma, a empresa que consegue gerir da maneira correta sua cadeia de suprimentos, alcança muito mais vantagens competitivas. Essa cadeia funciona da seguinte maneira:

Primeiro os produtores de matéria-prima fornecem seus insumos aos fabricantes. Assim sendo, estes finalizam o produto e envia para os distribuidores, que passam o item para varejistas.  Portanto, a partir deles, o produto chega ao consumidor final.

Na cadeia de suprimentos todas as funções são importantes e dependentes umas da outras. Por isso, o método cria um elo forte entre cada agente. O movimento da cadeia funciona como um ciclo.

Neste ciclo há os materiais, os insumos aos produtos, e depois retorna ao fabricante por meio do feedback que demonstra quais são as demandas e os comportamentos mais recorrentes na mercado.

Assim sendo, o órgão fabricante precisa manter uma relação de transparência, confiança e cooperação com os outros elos da cadeia de suprimentos.

Essa política da boa vizinhança é essencial para que todas as vantagens do método possam ser aproveitadas. Afinal, a cadeia possibilita que as redundâncias sejam eliminadas. na fase de produção.

Além disso, ela diminui o tempo do ciclo e do inventário e, ainda, realizada entregas dos produtos ao consumidor com mais qualidade e por um preço menor.

Cadeia de suprimentos e logística: diferença

A logística faz parte do processo de armazenamento e distribuição da cadeia de suprimentos. Por isso, diz-se que o termo faz parte da cadeia, mas não dos procedimentos como um todo.

Outro termo utilizado é logística empresarial. Este é sinônimo de gestão da cadeia de suprimentos, ao tratar, também, de uma visão mais abrangente e, ao mesmo tempo, estratégica da definição clássica de logística.




Voltar ao topo

Deixe um comentário