O cerimonialista é o profissional responsável pela assessoria ou consultoria na organização de eventos sociais como casamentos, formaturas, aniversários e outras solenidades. Ou seja, é ele quem conduz todos os detalhes do início ao fim da cerimônia, para garantir que tudo ocorra conforme o planejado.
O profissional pode ser contratado para auxiliar em todo o processo de planejamento e realização do evento (assessoria completa) ou apenas no dia da cerimônia, para organizar seu andamento (assessoria para o dia). Seu objetivo principal é garantir tranquilidade e segurança para os anfitriões e seus convidados, para que todos possam se divertir durante a festa. Entre suas funções, estão:
- Organizar o roteiro da cerimônia, respeitando as formalidades
- Auxiliar na escolha de fornecedores
- Ajudar a encontrar um local para a realização da festa
- Elaborar orçamentos, cronogramas e planilhas de gastos
- Auxiliar na elaboração da lista de convidados e conferir sua entrada no evento
- Contratar serviços como decoração, buffet, luzes, fotografia, músicos, segurança, limpeza, entre outros
- Organizar a distribuição do espaço (onde ficarão as mesas, a pista de dança, palco, mesas do buffet, bar e outros)
- Orientar garçons, recepcionistas e outros profissionais envolvidos no evento
- Resolver imprevistos que podem ocorrer durante o evento
É comum confundir o cerimonialista com mestre de cerimônias, que apesar de serem profissionais presentes nesses eventos, possuem funções diferentes. Enquanto o cerimonialista é quem coordena o evento, o mestre de cerimônia é um orador, ou seja, ele faz a apresentação a partir de um roteiro, que é normalmente elaborado pelo cerimonialista.
Formação e perfil
Normalmente um cerimonialista possui graduação em Relações Públicas ou outros cursos de Comunicação, já que ele precisa ter uma boa comunicação e saber lidar com o público.
Para atuar como cerimonialista, é também necessário ter uma boa dicção, voz firme, discrição e sobriedade, além de ter raciocínio rápido para improvisar, caso ocorra algum incidente durante o evento.
Atuação
O cerimonialista pode atuar em empresas ou de forma autônoma, fazendo a organização de casamentos, formaturas, aniversários, festas infantis, festas para funcionários, eventos oficiais, convenções, workshops, congressos, entrega de prêmios, lançamento de produtos, inaugurações, jantares, homenagens e coletivas de imprensa, entre outros eventos.
Quanto ganha um cerimonialista?
De acordo com estimativa do site Love Mondays, a média salarial para cerimonialista no Brasil é de R$ 3.429,00 por mês. Os ganhos podem ultrapassar os R$ 6 mil, dependendo do tipo de evento com o qual ele trabalha, da quantidade de clientes que possui e da região do país.