scorecardresearch ghost pixel



Extrato do INSS: Como emitir online ou na agência

O INSS emite o extrato previdenciário do trabalhador na internet. Esse documento também conhecido como CNIS.



O INSS emite o extrato previdenciário do trabalhador na internet. Esse documento também conhecido como CNIS. O segurado pode obter o extrato pela Internet, no site do INSS. Também há a opção de fazer o agendamento para buscar o extrato em uma unidade de atendimento do INSS.

Essa mudança na forma de acesso ao extrato previdenciário e outras certidões que já podem ser obtidas na Internet tem como objetivo agilizar o fluxo nas agências. O objetivo da mudança é a redução do tempo de espera para os segurados que procuram uma agência do INSS para requerer um benefício.

A mudança está prevista na Instrução Normativa nº 96. Nela foi estabelecido que o Meu INSS é o principal canal para emissão de extratos e solicitação de serviços do INSS. Contudo, se não conseguir emitir o extrato por este canal, o cidadão poderá agendar atendimento em uma agência.

Vale mencionar que algumas instituições bancárias disponibilizam diretamente a consulta ao extrato previdenciário: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Meu INSS

O demonstrativo pode ser obtido no Portal Meu INSS, com login e senha. Caso seja o primeiro acesso, é necessário fornecer os dados solicitados na área de login e fazer o cadastro. É necessário criar uma senha com, no mínimo, nove caracteres. A senha deve ter pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.

Ao acessar o sistema com a senha, basta escolher a opção de Extrato, do lado esquerdo da página, e emitir o documento. É possível ainda retirar o extrato nas Agências de Previdência Social (APS), com agendamento prévio. Para isso, é necessário acessar o Meu INSS, informar os dados pessoais na área de login, clicar em “não sou um robô” e depois em “continuar sem login”.

Em seguida, clicar em Novo requerimento e digitar a palavra extrato no campo de pesquisa para selecionar o serviço desejado. Compareça à unidade do INSS indicada no Meu INSS, no dia e hora marcados, com os documentos necessários. Para mais conforto aos cidadãos, porém, o INSS recomenda que a obtenção do extrato seja feita pela internet. Com informações da Previdência Social.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário