O técnico em administração é o profissional que auxilia na gestão das rotinas administrativas de uma empresa. Ou seja, ele oferece apoio na tomada de decisões, nos processos, na coordenação de profissionais, entre outras funções.
Além da parte administrativa, ele também poderá atuar no setor financeiro, estratégico, contábil, operações, planejamento, produção, logística, estoque, recursos humanos e qualquer outra área de uma organização. O técnico em administração poderá exercer atividades como:
- organizar arquivos
- elaborar relatórios, documentos e planilhas
- controlar estoques
- elaborar metas
- organizar sistemas de informação
- controlar pagamentos, cobranças, contas a receber e a pagar
- entrar em contato com clientes e fornecedores
- gestão de materiais e recursos
- análise de dados de mercado
- gerenciamento de equipes
- planejamento financeiro e tributário
- atendimento ao cliente
- recrutamento e seleção de novos funcionários
- atendimento telefônico
Formação
Os interessados em seguir a carreira de técnico em administração podem optar pela formação técnica ou superior. Esses cursos se diferenciam pela duração e enfoque, sendo que o técnico é mais voltado para a prática profissional, enquanto na graduação o aluno também terá embasamento teórico na área.
O curso Técnico em Administração tem duração de um ano e meio a dois anos, com uma carga horária média de 1.000 horas, e é ofertado por instituições como Senac, Senai e Institutos Federais. O curso pode ser feito nas modalidades presencial ou a distância. O estudante deverá passar pelo estágio supervisionado para concluir o curso.
Já a graduação em Administração dura em média quatro anos. É o curso que tem o maior número de vagas ofertadas no Brasil, sendo facilmente encontrado em diversas faculdades e universidades do país. O estudante deverá fazer estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso para obter o diploma.
Entre as disciplinas ofertadas, tanto no curso técnico quanto na graduação, estão:
- Comunicação Empresarial
- Direito Empresarial
- Matemática Aplicada
- Empreendedorismo
- Marketing
- Contabilidade
- Economia em Negócios
- Lógica Empresarial
- Estrutura e Processos Organizacionais
- Recursos Humanos
- Gestão Financeira
- Gestão Estratégica
- Gestão Ambiental e da Qualidade
- Gestão de Produção e de Custos
- Psicologia Organizacional
- Técnicas de Arquivamento
- Plano de Negócios
- Gestão Estratégica
- Ética Profissional
Atuação
O mercado de trabalho para um técnico em administração é bastante amplo. Ele poderá atuar em empresas públicas e privadas de diversos segmentos, comércios, indústrias, escritórios, bancos, tribunais, clínicas, hospitais, escolas, entre outros.
Quanto ganha um Técnico em Administração?
De acordo com estimativa do site Vagas, a média salarial para técnico em administração no Brasil é de R$ 1.870,00. Entretanto, a remuneração pode passar de R$ 6.500,00 dependendo da empresa e da experiência do profissional.
Leia também: O que faz um administrador?