Os concurseiros amapaenses estão com uma grande expectativa este ano! Durante a formatura de promoção de oficiais e praças, no final de 2018, o concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM AP) foi anunciado pelo governador do estado, Waldez Goés. Entretanto, ainda não há data para publicação do edital.
Assim, a probabilidade do novo edital de concurso público (concurso Bombeiros AP 2020) sair em breve, ainda este ano, é grande. No entanto, antes disso é necessário formalizar a autorização, constituir a comissão interna, escolher a banca organizadora e definir detalhes do edital e cronograma.
Concurso Bombeiros AP 2020
Apesar de ter sido anunciada, não foram divulgadas a quantidade de vagas que serão ofertas pela seleção pública. Contudo, a expectativa é que haja oportunidades tanto para oficiais quanto soldados. Ambos os cargos exigem o nível superior. Após o curso de formação profissional, os salários podem chegar a R$ 4 mil mais benefícios.
O comandante-geral da corporação, Wagner Coelho, agradeceu aos profissionais por desenvolverem as missões com garra. “Desde 2015, estamos cumprindo a missão de reestruturar a corporação e as promoções dos militares fazem parte desse processo de avanço”, reiterou o comandante.
Ademais, o chefe do governo estadual também reconheceu a importância da prestação de serviços dos bombeiros à sociedade. “Anualmente somos desafiados por enchentes e queimadas em nossa região, e os bombeiros têm um compromisso permanente com a prevenção e o socorro às vítimas. Profissionais que tem a atuação altamente reconhecida pela sociedade, em especial por aqueles que recebem ajuda ou foram salvos em uma situação de emergência”, frisou o governador.
Concurso Bombeiros AP 2012: Último edital publicado abriu vagas para soldados e oficiais
Sem abrir vagas para há oito anos, o último certame do estado se deu em 2012. O concurso Bombeiros AP 2012 abriu três editais distintos, que juntos, somaram 230 oportunidades, sendo 170 para soldado combatente, 30 para soldado músico e 30 para oficial.
Para disputar as vagas, foi exigido que os candidatos tivessem altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens, nível superior e idade mínima de 18 e máxima de 30 anos.
Realizado pela Secretaria de Estado de Administração – SEAD e executado pela Fundação Universa, o certame contou com as seguintes etapas de avaliação:
- Prova objetiva
- Exame de saúde
- Exame de capacidade física
- Análise documental
- Prova de aptidão (somente para a carreira de soldado músico)
Ao ser aprovado em todas as etapas, o candidato foi considerado apto a se matricular no Curso de Formação de Soldado Combatente ou Soldado Músico, com duração de seis meses. Já aqueles que foram aprovados para a carreira de oficial se matricularam no Curso de Formação de Oficiais (CFO), com duração de três anos.
O concurso teve validade de um ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, com prorrogação por igual período.
Para mais detalhes, confira os editais:
- Edital concurso Bombeiros AP 2012 (soldado combatente)
- Edital concurso Bombeiros AP 2012 (soldado músico)
- Edital concurso Bombeiros AP 2012 (oficial combatente)
Etapas concurso Bombeiros AP 2020
O processo de avaliação do concurso Bombeiros AP consiste em várias etapas. Na primeira fase, a forma de avaliação consiste em prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório e também no exame de capacidade física, que por sua vez, é divido entre os seguintes exercícios:
- Testes de força para membros superiores e cintura escapular: flexão e extensão de cotovelos na barra fixa e flexão e extensão de cotovelos com apoio de frente sobre o solo (flexão de braço).
- Teste de força, coordenação motora e agilidade de membros inferiores: salto em distância e salto em altura.
- Teste de resistência abdominal: abdominal tipo remador.
- Teste de velocidade de deslocamento: corrida de 50 metros.
- Teste de resistência aeróbia: corrida de 12 minutos.
- Teste de deslocamento no meio liquido: natação – 100 metros.
Matérias que caem no concurso Bombeiros AP
Dentre as matérias que comumente caem na prova objetiva do concurso Bombeiros AP estão:
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Física
- Química
- Biologia
- História
- Geografia
- Geografia do Brasil
- Geografia do Amapá
Essas matérias são distribuídas em uma prova que contém 50 questões de múltipla escolha.
Inscrições concurso Bombeiros AP 2020
A abertura das inscrições é um dos pontos mais esperados pelos concurseiros. Com a publicação do edital, as solicitações poderão ser feitas exclusivamente pela internet, pelo site da organizadora, que deve ser definida em breve.
No último certame, foi cobrado uma taxa de R$ 68,00 para todas as carreiras.