A Carteira de trabalho digital serve para facilitar a vida do trabalhador. Até pouco tempo, era possível emitir a versão online como uma extensão do documento original. Mas, agora, os dois formatos são válidos sozinhos.
Mas, vale lembrar que a carteira de trabalho digital não serve como um documento de identificação. Ou seja, é apenas uma forma de substituir a carteira de trabalho física. Então, é só a pessoa informar o CPF que o patrão poderá consultar a carteira de trabalho.
Segundo o Governo Federal, todos os dados presentes na carteira digital serão parecidos com a de papel. Ainda mais, o trabalhador poderá acessar as informações digitais e de seu contrato de trabalho. Tudo isso na versão eletrônica. Saiba agora como habilitar a carteira digital de trabalho em seu CPF.
Como habilitar a carteira digital com CPF
Confira como habilitar a carteira digital com CPF:
- Acesse a Conta de acesso única do governo e crie uma conta;
- Acesse o site do Governo Federal;
- Clique em obter carteira digital;
Você também pode baixar o aplicativo Carteira de trabalho digital que está disponível tanto para dispositivos Android quanto IOS (iPhone). Depois, siga o mesmo processo.
Como obter uma senha de acesso
Saiba agora como obter uma senha de acesso:
- Informe seu CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe e estado de nascimento (caso tenha nascido no exterior, selecione a opção não sou brasileiro);
- Primeiro as informações serão validadas. Depois, você precisará responder cinco questões sobre sua vida laboral e previdenciária;
- Você receberá uma senha temporária. Esta deverá ser alterada em seu primeiro acesso no Portal Emprega Brasil;
Após terminar de solicitar a senha, a utilização de alguns dados pessoais serão solicitadas, como identidade, foto, nome e dados da previdência confirmados pela internet.
Leia também: Segunda via da Carteira de Trabalho: Veja como solicitar!