O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul abriu inscrições em processo seletivo que tem como objetivo a contratação temporária de 600 guardas-vidas civis para atuarem entre os meses de novembro de 2019 e abril de 2020.
Do total de chances, 500 são destinadas para salvamento aquático e, água de mar e 100 são para salvamento em águas internas. Durante a contratação, o candidato receberá R$ 2 mil , com acréscimo de 100% a título de risco de vida, além de 30 vales-refeição, mais auxílio transporte.
As oportunidades serão distribuídas entre as seguintes cidades:
Salvamento aquático em águas de mar: Torres, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Xangri-lá, Imbé, Tramandaí, Cidreira, Balneário Pinhal, Palmares do Sul, Mostardas, Tavares, São José do Norte, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Chuí;
Salvamento aquático em águas internas: Porto Alegre, Taquara, Triunfo, Montenegro, Pelotas, São Lourenço, Santa Vitória, Arroio Grande, Nova Palma, Restinga Seca, Santa Maria, Jaguari, São Francisco de Assis, São Vicente do Sul, Lavras do Sul, Mata, Toropi. São Pedro do Sul, Cachoeira do Sul, Rio Pardo Vale Verde, Serafina Corrêa, General Câmara, Viamão, Arambaré, Tapes, Barra do Ribeiro, Cristal, São Jerônimo, Pinhal, Cidreira, Santo Antônio da Patrulha, Osório, Candiota, Dom Pedrito, Rosário do Sul, Cacequi, Santana do Livramento, Manoel Viana, Itaqui e Cruz Alta.
Inscrições e requisitos
Os interessados devem se inscrever na seleção a partir do dia 1° de outubro pelo site www.cbm.rs.gov.br. O prazo vai até dia 15 do mesmo mês. Os candidatos devem cumprir com as seguintes exigências:
- Ser brasileiro;
- Ter no mínimo 18 anos e no máximo 55 anos de idade, no momento da inscrição;
- Ter concluído o ensino fundamental;
- Não ter sofrido condenação criminal com pena privativa de liberdade;
- Estar quite com as obrigações eleitorais e militares, se for o caso;
- Não ter sido desligado em edições anteriores por motivo disciplinar.
- Candidatos do sexo masculino devem possuir altura superior a 1,65m e candidatas do sexo feminino, altura superior a 1,60m;
- É necessário que o candidato possua IMC (Índice de Massa Corporal) entre 18,5 e 29,9.
Etapas de avaliação
A seleção para guarda-vidas no Rio Grande do Sul será composta de exame de saúde mental, exame de aptidão física e capacitação técnica.
A Capacitação Técnica de Guarda-vidas Civis Temporários (CTGVCT) terá duração total de 200 horas/aula, sendo que deste total, 80 horas serão de Estágio Supervisionado.
Serão aprovados, nesta fase, os candidatos que obtiverem média final igual ou superior a 7 pontos.
Para mais informações, acesse:
Veja também: SAMU publica dois editais de concurso e seletivo; Até R$ 7,8 mil!