scorecardresearch ghost pixel



O que faz um CFO?

O cargo é o terceiro mais importante dentro da hierarquia de uma empresa e o principal na área de finanças. Saiba qual é a função do CFO e quais são os requisitos para alcançar a posição dentro do órgão.



Chief Financial Officer (CFO) é o cargo de Diretor Financeiro de uma empresa. Dessa forma, cabe a ele todas as responsabilidades que envolvem ações financeiras da organização.

Assim sendo, mesmo com o CEO (Chief Executive Officer) atuando no topo da hierarquia do órgão, o CFO tem um papel fundamental na tomada de decisões.

Ele participa das definições de investimentos e também na gerência de receitas e despesas da empresa. Por isso, dentro do setor financeiro, Chief Financial Officer é a posição mais elevada.

Já no quadro geral, o CFO fica em terceiro na hierarquia, atrás somente do CEO e do COO. Portanto, dependendo do formato do negócio da companhia, ele pode evoluir e ocupar o cargo mais alto dentro o órgão.

Saiba mais: O que é CEO e quais são os mais conhecidos do mundo?

CFO: o que ele faz?

Cabe ao Diretor Financeiro administrar as estratégias financeiras que fazem parte do negócio. Além disso, ele envolve neste processo a tesouraria e contabilidade da organização.

Dessa forma, o CFO tem a função de tomar as decisões que envolvem os investimentos que a empresa realiza. Nesta tarefa é inclusa também a análise de risco que essa aplicação contém.

Portanto, para conseguir ter o controle, o Diretor Financeiro tem que supervisionar o caixa e todos os movimentos financeiros que acontecer. Além disso, ele precisa  procurar por capital para que a empresa possa realizar investimentos no processo.

Ademais, o CFO fica encarregado também de conhecer a fundo o cenário em que a companhia está inserida para que possa adotar as estratégias econômicas e de previsão mais adequadas para cada situação.

Como se tornar um CFO?

Para se tornar um Diretor Financeiro é necessário ter larga experiência como controlador e estrategista financeiro. Além de ter formações específicas para chegar a essa posição.

Assim sendo, geralmente, o CFO inicia sua carreira em setores como auditores, contabilistas ou gestores financeiros. Portanto, para ser um é preciso ser graduado em Economia, Contabilidade, Administração ou qualquer outra área que possua relação com finanças.

Além disso, é necessário ter outras especializações no currículo. Tais como MBA, mestrado ou, até mesmo, doutorado na área.

Veja também: o que é um COO?




Voltar ao topo

Deixe um comentário