scorecardresearch ghost pixel



Qualidades valorizadas nos funcionários

Um currículo recheado chama atenção, mas muitas vezes características da personalidade podem ser mais importantes do que aspectos que constam no documento. Saiba quais são as qualidades profissionais e pessoais que uma empresa procura no empregado.



Uma empresa sempre busca pessoas que se encaixem em determinada vaga para que possa desempenhar o trabalho de maneira mais eficiente possível e, consequentemente, ajudar no crescimento do órgão.

Por isso, além de questões como ter ensino fundamental, médio ou superior, cursos técnicos ou outras especializações, há outras séries de fatores que contam no momento de a empresa contratar o funcionário.

O currículo da pessoa pode ficar ainda mais interessante se conter complementos como línguas estrangeiras, conhecimentos de informática ou quaisquer outros cursos que podem agregar.

No entanto, além de aspectos curriculares, características pessoais são pontos determinantes no momento de uma contratação. As empresas buscam, cada vez mais, profissionais que vão ser um diferencial no órgão. Assim sendo, no momento da seleção, geralmente, esses aspectos já ficam evidenciados.

Qualidades: profissionais e pessoais

As competências técnicas de uma pessoa são aquelas adquiridas por meio de formação escolar, cursos, participações em palestras e todas as outras formas de adquirir conhecimento.

Já as qualidades pessoais podem ser definidas como as habilidades ou capacidades que são demonstradas por meio das competências comportamentais. Dessa forma, essas características auxiliam no momento de colocar a parte técnica em ação. Além do mais, são características particulares, as quais podem ser aprimoradas ao longo do tempo.

Assim sendo, dentre as principais qualidades valorizadas em um empregado pode-se destacar as seguintes: Liderança, competitividade, capacidade de adaptação, resiliência e proatividade.

Você pode querer saber mais sobre  Habilidades e Competências.

Liderança

Mais do que procurar um funcionário, muitas vezes a empresa está em busca de um líder. Por isso, a maneira como o funcionário se envolve com o trabalho por meio de sua capacidade de liderança é fundamental.

Este fator, portanto, pode ter reflexos em outros aspectos comportamentais, como a habilidade que a pessoa tem em administrar o próprio tempo.  Além do comprometimento que aquele empregado tem para realizar as tarefas e cumprir os prazos.

Competitividade

Pessoas que buscam crescer dentro da empresa e tem a ambição de ter sucesso na carreira são vistas com bons olhos pelos contratantes. Esta característica é importante pelo fato da competitividade fazer com que o funcionário apresente soluções e resultados que vão fazer a diferença nos resultados da organização.

Capacidade de adaptação

Funcionários mais flexíveis que se adaptam com maior facilidade a novos métodos e rotinas de trabalho também são procurados pelas empresas. Geralmente, os órgãos estão sempre buscando aplicar novas melhorias nas atividades em que realiza e ter um empregado que segue o ritmo é um aspecto positivo.

Resiliência

Esta característica diz respeito a adaptação às mudanças. Mas se refere também ao jeito com que cada empregado encara os problemas que precisam ser resolvidos. A resiliência é um aspecto comportamental que mede até que ponto a pessoa consegue se sair bem em ambientes de tensão e como ela mantém o equilíbrio diante de situações adversas.

Proatividade

O funcionário proativo é aquele que não precisa ser mandado o tempo todo. Antes disso, ele já corre atrás do que precisa ser feito e resolve os problemas que for aparecendo ao longo de suas atividades. Ademais, possui plena capacidade de prever alguma questão negativa e tentar aplicar inovações e mudanças na empresa, para o crescimento do órgão.

Personalidade: características

Além das características acima, quanto mais aspectos diferenciais o funcionário possuir, melhor. Pontos pessoais como ser assertivo, saber manter um bom relacionamento com as outras pessoas e trabalhar em equipe são particularidades importantes.

Além disso, ser bem humorado pode ser outro fator que chame a atenção da empresa. Ademais, qualquer outros aspecto da personalidade que possam agregar no modo de trabalho são essenciais no momento da contratação.

Dessa forma, estas características já são procuradas desde a entrevista de emprego e observadas no desenvolver das atividades. Isso é importante para que o órgão avalie se houve evolução profissional no trabalho.

Currículo: características

No currículo, as características pessoais precisam ser colocadas em algum lugar específico, de maneira objetiva. Além disso, apresentá-los no momento da entrevista pode ser um diferencial.

Outro fator que chama a atenção do contratante é se o profissional citar algum exemplo de alguma experiência que deu certo devido a suas qualidades. Assim sendo, apontar um projeto bem sucedido que foi viabilizado por alguma característica pessoal pode fazer o contratante ter uma melhor visão do futuro funcionário.

Portanto, o importante é que a pessoa que deseja aquela vaga não tente criar um personalidade que não lhe cabe. Quanto maior fluidez e naturalidade tiver no momento da entrevista, melhores serão as chances de o empregador contratar aquela pessoa.

Leia também: Como sair bem em uma dinâmica de grupo?




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário