scorecardresearch ghost pixel



Habilidades e Competências

Aprenda a diferença entre os dois termos que são essenciais na construção de um bom currículo.



Habilidades e Competências são os requisitos iniciais que uma empresa exige no currículo de um profissional.

Dessa forma, um currículo bem estruturado pode fazer toda a diferença no momento da contratação. Enquanto a competência é a disposição de uma pessoa em realizar determinada tarefa, habilidade está mais relacionada a até que ponto o profissional sabe fazer aquela função.

Currículo: habilidades e competências

É natural que as pessoas cometam alguns equívocos no momento de fazer um currículo. Um exemplo comum é confundir aspectos da personalidade com as competências.

Por isso, é importante que a definição dos dois termos sejam muito bem explicados para que não haja confusão no momento de colocá-los no currículo.

Habilidades e Competências

Habilidades

As habilidades são as grandes responsáveis por revelar a capacidade inicial que uma pessoa pode ter para realizar uma função. Ela se dá por aprendizado em cursos, formação em uma área específica ou até mesmo características psicológicas positivas.

Além disso, uma habilidade pode ir desde a a forma com a qual a pessoa compreende e domina certa atividade, a até mesmo saber liderar em momentos que exijam uma postura firme.

Uma outra forma de habilidade é a que trabalha com o exercício de ideia. Esse formato mais conceitual faz com que o profissional use o raciocínio de modo a contribuir com o grupo como um todo. Gerentes empresariais fazem parte do grupo que mais obtém essa característica.

Competências

As competências são um grande conjunto de habilidades, conhecimentos e também atitudes. Esses aspectos vão permitir que o profissional saiba executar as tarefas com maior chance de êxito.

A competência efetua um desenvolvimento de conhecimento que é mais amplo, contendo os conhecimentos e também talentos que foram adquiridos. Essa é a principal diferença em relação às habilidades.

Dessa forma, as competências podem ser explicadas como a soma da habilidade com o talento. Essa junção, então, é essencial para a qualidade do profissional.  Especialmente por exaltar o fato de que cada pessoa possa atingir resultados de forma continua.

Por exemplo: alguém bom em redação, pode colocar no currículo outras capacidades ligadas a organização, boa comunicação e a facilidade de entender projetos.

Portanto, é unânime que um currículo bem construído pode fazer toda a diferença no momento de uma contração. Assim sendo, fazer com que o documento fique atrativo para os contratantes é o ponto de partida.

Para isso, é necessário que o profissional saiba reunir quais são suas melhores habilidades e competências. Então,  primordial que a pessoa que deseja ser contratada saiba diferenciar aquilo que sabe fazer, das características de como fazer.

Além disso, é importante ter em mente que o modo de executar uma tarefa (competências) é o grande diferencial no mercado de trabalho.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário