Em 2018, por meio do Decreto nº 14.983/2019, foi autorizado o próximo concurso da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul (PC MS). A previsão é que sejam ofertadas 170 vagas para os cargos de médico legista, perito criminal, papiloscopista e agente de Polícia Científica.
Em última atualização, durante sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul ocorrida em dezembro do ano passado, foi anunciada a solicitação de abertura do novo PC MS 2021 pelo Capitão Contar. O comandante pede cargos de peritos criminais e peritos médicos legistas para o próximo certame.
Concurso PC MS 2021
De acordo com o decreto, as 170 vagas do concurso PC MS 2021 estão divididas em:
- Médico legista: 40 vagas;
- Perito criminal: 40 vagas;
- Papiloscopista: 40 vagas;
- Agente de Polícia científica: 50 vagas.
Para os referidos cargos, são exigidos os seguintes pré-requisitos:
- Médico legista: graduação em Medicina, com inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) e 2 anos de experiência na área de formação;
- Perito criminal: nível superior com inscrição no respectivo Conselho Profissional e 2 anos de experiência na área de formação;
- Papiloscopista: diploma de conclusão de curso superior em qualquer área de formação e reconhecido pelo MEC;
- Agente de Polícia Científica: diploma superior devidamente registrado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Para tomar posse no cargo, além dos requisitos específicos e aprovação em todas as fases, o candidato deve se enquadrar em alguns requisitos comuns. São eles:
- Ser brasileiro;
- Ter idade mínima de 21 anos e máxima de 45 anos na data de encerramento das inscrições;
- Possuir Carteira Nacional de Habilitação válida de categoria mínima B;
- Possuir certificado de conclusão de ensino superior reconhecido pelo Ministério da Educação;
- Não possuir antecedentes criminais, não ter praticado infração penal e possuir boa conduta na vida pública e privada, entre outros.
Atribuições dos cargos
As carreiras irão desenvolver as seguintes atividades:
- Médico Legista: supervisão, planejamento, coordenação, controle, orientação e execução de perícias médico-legais, em vivos e mortos, e exames e estabelecimento de novos métodos, técnicas e procedimentos.
- Perito Criminal: supervisão, planejamento, estudos, coordenação, controle, orientação e execução de perícias criminais em geral.
- Agente de Polícia: executar investigações e operações policiais na prevenção e na repressão a ilícitos penais.
- Papiloscopista: orientar e executar coleta de impressões digitais, papilares e plantares, realizar perícias papiloscópicas, efetuar identificação civil e criminal.
Etapas do concurso Polícia Civil MS
A seleção deverá constituir de sete etapas. Algumas de caráter eliminatório e classificatório, outras apenas eliminatório. Confira abaixo as principais características de cada etapa:
- Fase I: Prova Escrita Objetiva – eliminatório e classificatório;
- Fase II: Avaliação Médico-Odontológica – eliminatório;
- Fase III: Avaliação de Aptidão Física – eliminatório;
- Fase IV: Avaliação Psicológica – eliminatório;
- Fase V: Prova de Títulos – classificatório;
- Fase VI: Prova Prática de Digitação – eliminatório;
- Fase VII: Investigação Social – eliminatório;
- Fase VII: Curso de Formação Policial – eliminatório e classificatório.
O que vai cair na prova do concurso PC MS 2021?
As vagas serão destinadas a funções de perícia. Por essa razão, candidatos que pretendem pleitear uma das vagas podem estudar tanto questões da última prova. Conteúdos dos certames de anos anteriores que ofereceram oportunidades para essas carreiras também podem ser pesquisados.
Prova escrita Objetiva
A prova objetiva deverá ser composta por 80 questões, podendo alcançar a pontuação máxima de 80 pontos. Poderão ser cobradas as seguintes disciplinas:
- Língua portuguesa – 15 questões;
- Raciocínio lógico – 7 questões;
- Noções de informática – 7 questões;
- Legislação institucional – 5 questões;
- Noções de Direito Constitucional – 9 questões;
- Noções de Direito Administrativo – 9 questões;
- Noções de Direito Penal – 14 questões;
- Noções de Direito Processual – 14 questões.
No concurso anterior, foi considerado aprovado o candidato que obteve 60% de pontos e não zerou em nenhuma das disciplinas.
Avaliação Médico-Odontológica
No concurso passado, a avaliação foi realizada em Campo Grande e intuiu verificar, mediante exame clínico e análise dos testes, a aptidão do candidato para as funções de agente. Também foi solicitado aos candidatos uma lista de exames contendo:
- Hemograma completo;
- Glicemia;
- Colesterol;
- Exame toxicológico para detecção do uso de drogas lícitas e ilícitas em cabelo/pelos.
Dependendo das regras do novo concurso, poderá haver o pedido de outras avaliações, como análise do Índice Massa Corporal (IMC). No concurso anterior, foi exigido que os candidatos estivessem entre a faixa de 16 e 40 IMC.
Avaliação de Aptidão Física
Com o objetivo de avaliar a capacidade física do candidato, tal como sua capacidade de fazer o Curso de Formação Policial, a avaliação de aptidão será exigida. Poderão ser cobradas as seguintes atividades:
Homens: flexão e extensão dos membros superiores com o corpo suspenso em barra fixa, flexão abdominal, remador, salto em altura, salto em distância e corrida.
Mulheres: sustentação na barra fixa, flexão abdominal, remador, salto em altura, corrida e salto em distância.
Avaliação psicológica concurso PC MS
A Avaliação Psicológica (Exame Psicotécnico) avalia o potencial apresentado pelo candidato para a resolução de problemas. Também verifica se é demonstrado traços de personalidade e ajuste psicossocial adequados à função. A fase deverá ser constituída de testes de atenção, memória, percepção, inteligência e características de estrutura de personalidade.
Prova de títulos concurso PC MS
- Na prova de títulos o candidato realiza a entrega a documentação acadêmica e profissional necessária, a fim de garantir a classificação. A pontuação deverá seguir os seguintes critérios:
- Diploma ou certificado/declaração de doutorado acompanhado de histórico escolar – 3 pontos
- Diploma ou certificado/declaração de mestrado acompanhado de histórico escolar – 2 pontos
- Certificado de curso de pós-graduação lato sensu, com carga horária mínima de 360 horas – 1,5 ponto
- Exercício em cargo público de natureza policial nas instituições federais e estaduais – de 0,6 a 3 pontos.
Prova digitação
Prova de caráter eliminatório em que o candidato digita um texto pré-definido em computador. Aqui, é calculado o tempo gasto, erros e acertos.
Investigação Social do concurso Polícia Civil MS
Com o intuito de observar antecedentes criminais, sociais, familiares e de conduta do candidato, nessa etapa, os candidatos são submetidos à Investigação Social. Essa etapa não acontece apenas uma única vez. A investigação acontece do ato da inscrição até a nomeação.
Quando convocados, os candidatos preenchem um formulário e realizam uma entrevista. Nesta fase são avaliados a conduta, comportamento individual e social. Além da adaptação aos deveres e proibições impostos.
Se durante a Investigação Social for detectada qualquer conduta irregular, o fato é comunicado para a comissão organizadora. A partir disso, é instaurado um Procedimento Administrativo, em que o candidato é intimado. O procedimento não impede o candidato de continuar nas fases posteriores. No entanto, caso seja aprovado, enquanto não sair o resultado da comissão ele não será nomeado.
Curso de Formação Policial
Por fim, a última fase. A classificação nesta etapa foi obtida pela soma das pontuações nas Fases I e V, que são as provas escritas e de títulos.
O Curso de Formação Policial tem carga horária mínima de 600 horas/aula. É ministrado na Academia de Polícia Civil Delegado Júlio César da Fonte Nogueira – Acadepol, em Campo Grande (MS). Sua estrutura consiste de aulas teóricas, práticas, treinamentos e estágios, com a participação em diligências internas e externas.
A fase envolve várias outras, desta candidatos que não atingirem a frequência mínima de 90% em cada disciplina; não obtêm o aproveitamento mínimo de 70% por disciplina; apresentar problemas de saúde, de disciplina ou inaptidão para o serviço policial; ou descumprir as normas disciplinares estabelecidas no Manual do Aluno, serão eliminados.
Inscrição concurso PC MS
Por conta das recentes declarações sobre o concurso PC MS, os futuros candidatos anseiam agora pela divulgação da banca organizadora, que será responsável por dar andamento aos detalhes técnicos da seleção.
Assim que a banca for escolhida, mais detalhes poderão ser verificados. De modo geral, a inscrição deve ser feito pelo site da mesma, mediante o pagamento de taxa de inscrição, cujos valores ainda não foram divulgados.