scorecardresearch ghost pixel



Concurso PM MT 2019: Comissão formada para vagas de oficial

Edital da Polícia Militar do Mato Grosso terá vagas para a carreira de oficial. Para concorrer a uma delas é necessário ser bacharel em Direito, dentre outros requisitos.



Concurseiros mato-grossenses terão excelente oportunidade em concurso público em 2019. A Polícia Militar do Mato Grosso (PM MT) iniciou os preparativos para publicar seu próximo edital.

A comissão interna responsável por acompanhar todas as etapas da seleção foi instituída em edição do Diário Oficial de 17 de dezembro de 2018. O grupo de trabalho, que é presidido pelo coronel Victor Paulo Fortes Pereira, é composto por cinco membros.

Entre eles há, também, servidores do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso, uma vez que a seleção englobará oportunidades para as duas corporações.

Definida a comissão, o próximo passo envolve a escolha da banca organizadora, uma das tarefas atribuídas à comissão interna.

Concurso PM MT 2019

O concurso terá vagas para o cargo de Oficial da Polícia Militar. Diferente do último certame, que exigia apenas nível médio, os candidatos deverão apresentar diploma de ensino superior em Direito. O quantitativo de vagas ofertado pela seleção, até o momento, não foi confirmado.

Além da escolaridade mínima serão cobrados outros requisitos. Entre eles, altura mínima de 1,67m (sexo masculino) e 1,57m (sexo feminino) e porte de Carteira Nacional de Habilitação a partir da categoria “B”.

No início de 2018 houve rumores a respeito de uma seleção com 1.200 vagas para soldado. A informação chegou a ser confirmada pelo então secretário de Segurança Pública do estado, Gustavo Garcia.

Na época á previsão era de que o certame fosse liberado no primeiro semestre. Entretanto, a previsão não se cumpriu, aumentando a expectativa para autorização do concurso PM MT 2019 com vagas para soldado.

Atualmente os servidores da corporação têm vencimentos de R$ 4.639,19 (soldado) e R$ 11.597,93 (oficial).

Último concurso PM MT

O último certame para admissão no Curso de Formação de Oficiais de PM MT teve o edital publicado em 2012. A seleção ofertou 30 vagas, sendo 27 para candidatos do sexo masculino e 3 para o sexo feminino.

O processo de avaliação dos inscritos contou com cinco etapas. Foram elas:

  • a) exame intelectual – caráter classificatório e eliminatório;
  • b) avaliação física – caráter eliminatório;
  • c) avaliação psicológica – caráter eliminatório;
  • d) avaliação médica e odontológica – caráter eliminatório;
  • e) investigação social e funcional – caráter eliminatório.

A primeira fase, de exame intelectual, foi constituída pelo vestibular da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat.

Candidatos aprovados em todas as etapas foram convocados para matrícula no 1º ano do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar, na condição de aluno-oficial.

Mais informações no Edital concurso PM MT 2012.

O que estudar para o concurso PM MT

A prova de conhecimentos do certame foi constituída por 90 questões de múltipla escolha, igualmente distribuídas entre as matérias abaixo.

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol);
  • Literatura;
  • Matemática;
  • Química;
  • Física;
  • História;
  • Geografia;
  • Biologia.

Houve locais de prova nas cidades de Alta Floresta, Barra do Garças, Brasnorte, Cáceres, Cuiabá, Matupá, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Tapurah.

Candidatos habilitados na primeira fase foram conduzidos para a etapa de avaliação física, que constou de corrida de 12 minutos, barra, abdominal remador, teste de meio-sugado e natação.

Inscrições concurso PM MT

O concurso PM MT 2019, antes de ter o edital liberado, precisa finalizar uma série de trâmites, incluindo a escolha da banca organizadora. Por isso não é possível estabelecer uma data para o início das inscrições.

As inscrições devem ser abertas poucos dias após a liberação do regulamento. Os candidatos poderão solicitar a participação por meio do endereço eletrônico da banca. A confirmação será feita mediante pagamento de taxa, cujo valor ainda não foi informado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário